Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Municipal de Cultura

Teatro recebe iluminação cênica após seleção da Funarte

2018-06-08 17:52:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
Foto do recebimento dos equipamentos.
Foto: Raphael Bózeo
Os equipamentos permanentes de alta potência viabilizarão produções

A Prefeitura de Macaé foi contemplada com equipamentos de iluminação cênica para o Teatro Municipal de Macaé (TMM), entre 313 projetos habilitados de 25 estados brasileiros que participaram do edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Do total de habilitados pelo edital, 54 projetos foram selecionados para o recebimento de 43 conjuntos para teatros e 11 conjuntos para circos. O kit de iluminação cênica já chegou ao teatro.

- Estamos atendendo a um anseio antigo da classe artística. Para a Cultura de Macaé, este equipamento representa muito mais que estrutura técnica para o teatro. Ele será um facilitador, um atrativo para bons espetáculos. Este kit irá permitir que produtores locais possam utilizar o TMM sem a necessidade de terceirizar o serviço de iluminação cênica, o que aumenta bastante o custo da produção. A disponibilização deste material permanente irá viabilizar novas produções e pode atrair novos públicos - destaca o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

O administrador do Teatro Municipal de Macaé, Jorge de Paula, frisou: “Fico feliz pela chegada deste kit de iluminação cênica ao Teatro. É uma grande conquista para Macaé.” Também a coordenadora do Curso de Teatro da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart), Sheila Juvêncio, comentou a chegada dos equipamentos. “Como produtora local e como coordenadora na Emart, é muito bom receber este material que irá proporcionar ao TMM, à classe artística e à população um melhor acesso aos espetáculos”, ressalta.

O Teatro Municipal de Macaé recebeu uma mesa digital de controle de Iluminação Cênica de 24/96 canais; 6 módulos de potência digital de 12 canais; 16 projetores plano convexo com lâmpada halógena (de halogênio) de 1000w/220v; 10 projetores Fresnel OM com lâmpada halógena de 1000w/220v; 6 projetores elipsoidal om lâmpada halógena de 575W/220v; 8 refletores Set-Light com lâmpada halógena de 1000W/220v; 12 refletores PAR 64; 6 lâmpadas PAR 64 1000W/220v – Foco 05; 6 lâmpadas PAR 64 1000W/220v – Foco 01; 5 cabinhos de interligação módulo de 0,50m e um cabinho de interligação mesa-módulo 5,0m. A previsão é que os equipamentos estejam instalados em 30 dias.

O projeto foi elaborado pela servidora produtora cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Pricilla Azeredo. Ela disse que, assim que o edital da Funarte foi aberto no ano passado, começou o trabalho de elaboração do conteúdo do projeto e de separação da documentação da instituição para encaminhamento à fundação. Para ela, foi fundamental defender a importância deste equipamento para o espaço e para o atendimento à população. Esta é a primeira vez em que a secretaria é contemplada por edital e recebe o prêmio. “O kit vai nos possibilitar fornecer uma programação nossa, como secretaria, ampliando as possibilidades ao público”, explica.

+ Mais Notícias