Volta do 'Benê Lá' marca a agenda da semana

03/04/2017 10:34:00 - Jornalista: Mônica Braga

Foto: Bruno Campos

Nesta terça-feira (4), às 17h30, na praça em frente ao Mercado de Peixes, projeto musical terá primeira edição do ano

A Secretaria de Cultura preparou a programação da semana com cursos, propostas, espetáculos, entre outras atividades. A agenda cultural será marcada nesta semana pela volta do Benê Lá no Mercado de Peixes e pela proposta da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), Música Todo Dia, na Praça das Artes.

A proposta Benê Lá foi idealizada pela Secretaria de Cultura, que tem como ideia inicial homenagear o compositor macaense Benedito Lacerda - em 2016 ele completaria 113 anos de nascimento. Benê Lá fez da Praça Jorge Marins, do Mercado de Peixes, palco oficial da cultura macaense. O projeto volta a ser promovido toda terça-feira, a partir das 17h30, com início nesta terça (4).

As edições do Benê Lá são marcadas por apresentações de música instrumental, samba de raiz, choro e o melhor da Música Popular Brasileira, variando com artistas convidados e também leitura de poesias autorais do público e de poetas já consagrados.

Marco Polo, coordenador de música da Emart, comanda o grupo de músicos que atuam no Benê. Além de música, as edições contam com barraquinhas de aperitivos, petiscos e artesanato.

A proposta Música Todo Dia consiste em oficinas durante a semana, sempre às 15h, na Praça das Artes, onde músicos e alunos se apresentam variando as modalidades entre instrumentos, cameratas, canto, percussão, e outras vertentes oferecidas pela Emart.

A Orquestra Popular de Macaé (OPM) mantém seus ensaios abertos toda quarta, 15h, também na Praça das Artes, entrando, portanto, na programação da Música Todo dia. Quanto às atividades nos polos culturais, na Fronteira continuam as aulas de balé, capoeira, corfebol, ginástica, entre outras.

No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), bairro Malvinas, professores da Cultura oferecem aulas de balé, capoeira e oficina de Cinema Comentado. Na Região Serrana, Espaço CriaSana, a Secretaria de Cultura atende a população com atividades de dança contemporânea, balé e outras, apresentando uma novidade, a Dança Maternal Baby, na qual mãe e bebê interagem por meio da música e dos movimentos.

Endereços:


  • Praça das Artes - Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.

  • Praça Jorge Marins - Rod. Amaral Peixoto, 723 - Centro, Mercado de Peixes.

  •  Espaço CriaSana - em frente à Praça Principal do Sana.

  • CEU - Final da Rua Principal no bairro Malvinas.


Fotos Relacionadas