Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Adjunta de Defesa Civil

Prevenção


Alerta Meteorológico

 

O Sistema denominado Alerta Metereológico da Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil busca preparar a partir de articulações com instituições públicas como ( INPE, INMET e SIMERJ ) que desenvolvem produtos de previsão e monitoramento atmosférico, acionar e informar à Secretaria Municipal Especial de Comunicação e demais instituições que fazem uso de tais informações, tornando possível a execução das medidas necessárias para alertar, preparar e executar pronta resposta às demandas da sociedade macaense.


Campanhas

 

As campanhas desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Defesa Civil buscam difundir informações que valorizem junto à sociedade princípios articulados sobre vida saudável, práticas ambientalmente sustentáveis e proteção ao cidadão. Através das campanhas publicitárias vinculadas à mídia em geral, associadas à distribuição de material informativo/educativo, principalmente em escolas, igrejas, associações de moradores, cumpre-se um papel fundamental na direção de possibilitar o acesso à informação, ao conhecimento e ao pleno exercício da cidadania.

Ao longo de sua recente história no município de Macaé, a Secretaria Executiva de Defesa Civil já realizou inúmeras campanhas, dentre tais podemos citar com êxito: ¨Não Solte Balões¨, ¨Lixo na Lixeira¨ e ¨Prevenção contra ação das Chuvas.


Avaliação e Monitoramento de Marquises

 

O projeto de Avaliação e Monitoramento de Marquises visa atuar de maneira preventiva estabelecendo como meta principal instruir, alertar e executar ações com intuito evitar que tragédias ocorram com estruturas tão utilizadas em nossas construções.

Portanto, torna-se necessário uma observação mais atenta para estas construções, haja vista, a freqüência com que são recorrentes na mídia, apontando para tais perigos, tornando-se manchetes na maioria das vezes lamentáveis e indesejáveis cenas de tristes episódios.


Sendo assim, a Secretaria Executiva de Defesa Civil, a partir do segundo semestre de 2007, executa o Projeto de Avaliação e Monitoramento das Marquises em Macaé, tendo monitorado, vistoriado e notificado inúmeras marquises em diversos bairros do município.

Ao longo deste período foram executadas inúmeras incursões, dentre tais podemos citar:

•Monitoradas = aproximadamente 1830 estruturas
•Vistoriadas = aproximadamente 250 estruturas
•Notificadas = aproximadamente 55 estruturas

Mapeamento de ameaças Múltiplas

 

O Projeto de Mapeamento de Risco no município de Macaé tem como objetivo descrever, mapear, tipificar e hierarquizar as ameaças existentes, com o propósito de articular o intercâmbio das informações com as instituições executoras.

O Processo de construção do Mapeamento de Risco em Macaé foi constituído em consonância com a metodologia da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Neste trabalho, foram identificadas 120 pontos de risco, subdivididos em 18 ameaças (12 de ameaças humanas e 06 ameaças naturais). Desta forma permite uma visão espacial privilegiada das informações, embasando uma preparação da sociedade na construção de ambientes em respeito às normatizações técnicas, à legislação e ao monitoramento de comunidades mais seguras.

Desta forma, permite direcionar as ações para áreas mais vulneráveis, selecionando as medidas estruturais e não-estruturais mais adequadas necessárias para equacionar os problemas, principalmente, quando estabelece um novo padrão de comportamento a ser desempenhado pelo poder público e a sociedade em geral.

 

Busca

Destaque