Defesa Civil ministra capacitação para agentes de Carapebus

19/05/2017 14:09:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Capacitação foi realizada no auditório do Paço Municipal

A Defesa Civil de Macaé ministrou na manhã desta sexta-feira (19), no auditório do Paço Municipal, na Prefeitura, uma capacitação para agentes da Defesa Civil do município de Carapebus que acabaram de se formar. O objetivo principal foi conhecer de perto o trabalho já desenvolvido, principalmente sobre o Plano de Contingência.

A capacitação foi ministrada pelo secretário adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, que falou sobre a importância do planejamento estratégico para conduzir as ações realizadas pelos agentes, sobretudo da elaboração de um plano de contingência eficaz.

- É importante que se crie estratégias antecipadamente, como por exemplo, para saber como proceder nos casos de chuvas fortes no verão. Quando essas situações acontecerem, o agente saberá como deverá agir, ressaltou.

Ele falou também sobre a importância da Defesa Civil saber quando é necessário alertar a população pelos meios de comunicação, para evitar danos maiores para a sociedade.

Na oportunidade, ele falou ainda sobre a missão, visão de futuro, valores, políticas internas, metas, estratégias, planos, projetos e programas da Defesa Civil, que devem ser permanentes.

Sobre o Plano de Contingência, Castilhos apresentou uma planilha de identificação de perigos, categorização de riscos, quadro de alerta e alarme, protocolos operacionais, quadros de ação e atribuições das agências participantes.

A guarda municipal de Carapebus, Gláucia Correia, responsável pela organização da capacitação dos integrantes da Defesa Civil, explica que os 23 agentes que participaram da capacitação, terminaram seu curso de formação na última sexta-feira (12).

- Nós procuramos realizar uma parceria com a Defesa Civil de Macaé, pelo fato deles apresentarem um trabalho mais concreto. Os novos agentes terão conhecimento sobre como funciona o Plano de Emergência e Contingência, entre outros assuntos importantes. Dessa forma, eles estarão prontos a atuar em nossa cidade, disse.


Fotos Relacionadas