Defesa civil trabalha 24 horas para garantir segurança à população

18/05/2017 11:10:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Monitorar áreas de riscos é uma das atribuições da Defesa Civil

Trabalhar em ações preventivas, preparação de socorro, destinadas a evitar ou a minimizar os desastres, são algumas das atribuições da Defesa Civil que com a Lei Complementar 256/2016 passou a ser uma Secretaria Municipal. O trabalho é desenvolvido por 24 horas para garantir a segurança da população macaense.

O secretário adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, explica que o efetivo é formado por 80 pessoas e o trabalho desenvolvido por eles é bem amplo.

- Nossas ações são realizadas em regime ininterrupto e o nosso objetivo é atender a população macaense da melhor forma possível, seja em períodos de normalidade ou mesmo em situações calamitosas ou desastres de qualquer natureza - explicou.

Ele destacou ainda que na fase do trabalho preventivo as equipes de Defesa Civil realizam vistorias e simulados de emergência, que têm a finalidade de manter a segurança e a integridade física dos cidadãos. "As ações de resposta rápida são de vital importância para comunidades atingidas, principalmente, para desabrigados e desalojados", acrescentou.

Monitoramento é diário

O trabalho de monitoramento é diário e, no caso de ressacas e marés altas, por exemplo, as equipes da Defesa Civil ficam atentas aos portais da Marinha e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), fontes oficiais que são usados como base para emissão de alerta.

- Quando isso acontece nós enviamos a equipe até esses locais para verificar de perto se realmente é necessário que a população tome cuidados e evitem entrar no mar. Em caso de perigo, nós emitimos um comunicado para ser veiculado nos meios de comunicação da cidade e no site oficial da prefeitura - contou Castilhos.

No caso de áreas de risco, com encostas que podem desmoronar, a Defesa Civil de Macaé, utiliza drones para monitorar e ajudar no planejamento das ações. No município, alguns desses locais que recebem atenção são: a Pedreira (Aroeira), Morro de São Jorge, Ladeira de Santana e alguns pontos da Região Serrana. O trabalho conta com a orientação dos profissionais do Departamento de Recursos Minerais.

Programas

Alguns dos programas realizados pela Defesa Civil pode-se destacar a qualificação interna dos agentes; simulados internos de reciclagem das equipes de serviço; simulados com o Plano de Contingência Municipal; proteção comunitária com cursos de noções básicas de primeiros socorros; proteção e combate a incêndio; segurança no lar; percepção de risco; desastres, entre outros.

Projetos em destaque


O projeto Voluntários da Defesa Civil, atualmente, conta com 47 pessoas que passaram por um curso de capacitação de dois meses. Ao final do curso, eles receberam carteira de voluntários da Defesa Civil e estão prontos a trabalhar em casos de enchentes, ajudar pessoas desalojadas, entre outras ações.

Outro projeto de destaque é o "Praia para Todos" desenvolvido desde 2015 em parceria com o Centro Independente de Vida (CVI). O objetivo principal é proporcionar inclusão social aos cadeirantes que desejam tomar um banho de mar. As edições do programa acontecem, anualmente, durante o verão. "Hoje, a iniciante é de tanto sucesso que já faz parte do roteiro de Macaé e conta com a participação de cadeirantes de outras cidades", acrescentou Castilhos.

Serviço

A sede da Secretaria Adjunta de Defesa Civil funciona na área da Coordenadoria Geral de Iluminação Pública, ao lado da Câmara Municipal, na Virgem Santa. O telefone 199 está, momentaneamente, fora do ar, aguardando a transferência da linha. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato pelo número 2793-3846.


Fotos Relacionadas