Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON

Como garantir uma compra segura para as crianças.

A Coordenadoria Extraordinária de Defesa do Consumidor, vem por meio de seu Coordenador Dr. Eraldo Viana Sant’Ana orientar sobre as compras para o dia das crianças, estas orientações visam garantir a segurança da criança por meio da escolha adequada dos brinquedos.

Apesar da comercialização de brinquedos poder ser feita apenas após a certificação, existem fabricações clandestinas, cujos produtos irregulares imitam a aparência do original e acabam confundindo os consumidores que buscam preços baixos.
É importante que os consumidores estejam atentos a algumas características dos brinquedos, visto que na ultima pesquisa realizada pelo INMETRO foram encontrados irregularidades, que colocam em risco a saúde e segurança dos pequenos, como:

• Bordas, projeções e pontas cortantes, que podem cortar a criança ou serem engolidas por elas;
• Cordas e sacos plásticos, podendo causar estrangulamento ou sufocação;
• Ruídos com nível acima do permitido;
• E, em um dos brinquedos, foi atestada a presença de um metal pesado chamado bário que é tóxico e poder ser letal dependo da quantidade ingerida, além de poder provocar retardo mental e não desenvolvimento físico.

Por este motivo é imprescindível mais atenção aos produtos antes da compra, afinal qualquer descuido pode causar danos a saúde do seu filho.
Veja algumas informações que devem ser observadas nos brinquedos antes da compra:

a) Exigir a presença do selo do Inmetro (selo da identificação da conformidade, que indica que o brinquedo foi submetido a ensaios e atende a requisitos mínimos de segurança).

b) Selecionar brinquedo adequado à faixa etária da criança, observando cuidado quando da entrega a crianças com diferentes faixas etárias.

c) Comprar no comércio formal, preferencialmente em estabelecimentos tradicionais e jamais no comércio informal, exigindo Nota Fiscal.

d) Ler as instruções de uso antes da entrega a criança, retirar preliminarmente a embalagem, ter cuidados com grampos e outros objetos da embalagem.

Lembramos aos consumidores que o PROCON/Macaé está situado à Rua Velho Campos, 734 – Centro, com atendimento das 8:00 h as 17:00 h nos telefones (22) 2772-4458 e 2762-0057.