Procon faz balanço do ano e orienta sobre material escolar

26/12/2016 16:43:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Rui Porto Filho

É tradicional o aumento de atendimentos no início do ano, devido as compras de Natal

Com a crise econômica do país e a redução do poder aquisitivo da população, a Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) apresenta uma diminuição no balanço das atividades entre 1º de janeiro a 26 de dezembro deste ano. Os atendimentos neste período foram de 11.372, número inferior ao mesmo período em 2015, que contabilizou cerca de 12 mil atendimentos.

O secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Carlos José Fioretti Bento, informou que 97,5% dos atendimentos foram solucionados. Ele contabiliza, ainda, 5.919 audiências de conciliação.

- Esses dados estão no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O perfil desse consumidor atendido é: 53,82% feminino e 46,18% masculino, sendo 1,84% até 20 anos; 15,56% de 21 a 30 anos; 23,92% de 31 a 40 anos; 19,94% de 41 a 50 anos; 19,71% de 51 a 60 anos; 13,06% de 61 a 70 anos e 5,97% acima de 70 anos - enumerou Fioretti.

O secretário apresenta, também, as estatísticas das demandas atendidas por área. Os serviços essenciais (telefonia, energia elétrica, água/esgoto) foram 35,27%; assuntos financeiros, 24,26%; produtos, 22,02%; serviços privados, 14,99%.

- No início do ano, em janeiro, já é tradicional ter um aumento na demanda de atendimentos, por causa das compras de Natal, do mês anterior. Mas, nos últimos meses, esses números vêm diminuindo. A expectativa é que a queda continue na virada do ano -, explica.

O consumidor que se sentir lesado deve procurar atendimento na sede do Procon, localizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), Centro, ou nos pontos de atendimento da Barra, Córrego do Ouro e Sana. O atendimento também pode ser pelo telefone (22) 27919088 ou por email: procon@macae.rj.gov.br.

Volta às aulas

Até a primeira quinzena de janeiro, o Procon se prepara para as orientações em relação à lista de material escolar e a contratação de transporte para os estudantes. "Realizamos uma pesquisa e divulgamos o preço do material para auxiliar os pais. A contratação do transporte que vai levar os filhos à escola também deve ser feita com cautela. É preciso que os pais verifiquem se os veículos estão devidamente cadastrados, vistoriados e com a documentação em dia, além de confirmar se o motorista conta um auxiliar, pois isso é obrigatório", orienta o secretário.