Procon Macaé alerta consumidores para a Black Friday

16/11/2016 16:37:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Consumidores devem estar atentos e pesquisar antes de ir às compras

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) orienta com dicas a quem pretende ir às compras, aproveitando as promoções e descontos durante a campanha Black Friday, no dia 25. O objetivo é evitar que consumidores façam mau negócio ou sejam enganados e lesados por falsas promoções.

Segundo Carlos Fioretti, secretário do Procon Macaé, os problemas mais comuns nas compras pela Internet são a entrega de produtos diferentes dos anunciados, produtos defeituosos, falta de garantia, preços superiores aos já praticados e até a comercialização por empresas fantasmas. "É importante que antes de comprar, o consumidor faça pesquisas, verifique a idoneidade da empresa e se certifique de que o site é de confiança", aconselha.

Para compras efetuadas pela internet, o Procon-Macaé orienta aos consumidores que identifiquem os lojistas com o selo de qualidade "Black Friday Legal", criado pela organizadora do evento Câmara-e.net, em parceria com o Busca Descontos. "É preciso verificar a segurança do site e da rede ao efetuar compras pela internet e também pesquisar a credibilidade das empresas nos sites de reputação e junto aos órgãos de defesa do consumidor", ressalta.

O secretário explica que todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico da localização da loja ou o endereço eletrônico para ser contatada. Para verificar a segurança da página, deve-se clicar num símbolo de cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela. O endereço da loja virtual deve começar com https://. Computadores de acesso público não devem ser usados para comércio eletrônico ou internet banking. Ele acrescenta que o consumidor pode verificar a reputação da loja também na Junta Comercial do seu estado, assim como pesquisar em sites, como o www.reclameaqui.com.br.

Dicas do Procon Macaé

- Verificar os preços antes do "grande dia". Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday;

- Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas;

- Imprimir ou salvar os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);

- É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

- Se mesmo seguindo estas dicas ainda houver problema nesta relação de consumo, procure o Procon Macaé para defender seus direitos.

O Procon-Macaé apresenta a relação dos 515 sites não-confiáveis (ou não recomendados) que tiveram reclamações de consumidores nos Procons do país, principalmente com relação a entrega (ou a falta dela) e nem sequer responderam a ocorrência. Ou seja, o consumidor comprou, foi lesado, reclamou no Procon e o site nem sequer respondeu.

Acesse aqui o link com a relação: http://macae.rj.gov.br/midia/uploads/SITES%20N%C3%83O%20CONFI%C3%81VEIS%20SEGUNDO%20O%20PROCON%20MACA%C3%89.pdf.

É bom lembrar que não é pelo fato do site não estar na lista que ele será 100% seguro. Faça sempre uma busca na internet atrás de opiniões e reclamações sobre o site onde pensa em adquirir algo.


Fotos Relacionadas