Abrigo resgata socialização dos moradores em situação de rua

09/08/2017 17:15:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arquivo

Abrigo funciona há 15 dias na praça, com ações como corte de cabelo e barba

O abrigo temporário de inverno, montado na praça Washington Luiz, completou 15 dias nesta terça-feira (8) e já vem promovendo a socialização do morador em situação de rua. "A praça continua funcionando normalmente, com esportes, caminhadas e a Academia Popular. Todos dividem o mesmo espaço e são tratados igualmente, incluindo o corte de cabelo e barba, que é oferecido pela prefeitura. A sociedade está participando efetivamente da realidade do morador em situação de rua de forma satisfatória, e esse é um dos nossos principais objetivos", comemorou a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Tatiana Pires.

A secretária esclareceu que o abrigo temporário recebe uma média de 28 pessoas por noite, onde recebem café da manhã, ticket para almoçar no Restaurante Popular e o jantar, que é doado por empresas e instituições.

"Todos os dias recebemos doações. A sociedade abraçou a causa de uma maneira surpreendente. Somente uma empresa de cama, mesa e banho realizou a doação de 80 cobertores. Também recebemos travesseiros, agasalhos, sapatos, produtos de higiene social, entre outros que suprem o frio e as necessidades dos acolhidos", pontuou a secretária Tatiana.

Equipes da Secretaria de Trabalho e Renda também estão trabalhando em parceria no abrigo, emitindo carteiras de trabalho e de identidade, além de encaminhamento para vagas de emprego, visando reinserção social dos moradores em situação de rua. Para quem não possui nenhum documento (certidão de nascimento), a secretaria entra em contato com a Fundação Leão XIII para que a situação seja resolvida. Dois moradores já conseguiram a certidão de nascimento de volta e três estão com a documentação em andamento junto ao cartório. Seis acolhidos do abrigo temporário e da Pousada da Cidadania também já estão inseridos no mercado de trabalho.

A Secretaria de Ordem Pública mantém uma base móvel de segurança, com monitoramento e agentes da Guarda Ambiental 24 horas no local. Por meio de parceria, a Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, da Secretaria de Educação, e o Instituto Embelleze oferece cortes de cabelo, barba e design de sobrancelha.

Abrigo

São duas tendas: uma masculina e uma feminina - cada uma possui 10 metros de largura por 10 metros de comprimento. Ao todo são 80 camas e o objetivo é garantir que essas pessoas fiquem abrigadas no inverno.

Para que o convívio entre os abrigados seja harmonioso, a Secretaria de Desenvolvimento Social determinou algumas regras: a entrada só é consentida até às 22h; não serão permitidas agressões físicas e verbais, consumo de álcool e outras drogas, portar material cortante, relações sexuais, levar alimentos, levar crianças ou adolescentes para as tendas.

A população em situação de rua poderá procurar o local a partir das 18h e ficar até às 8h do dia seguinte.

O local também conta com um contêiner para receber doações da sociedade. O banheiro da praça funciona 24 horas por dia até o final da ação.


Fotos Relacionadas