Ações de combate a violência garantem a Macaé Selo Mais Mulher

04/12/2018 17:23:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Bruno Campos

Certificação do Estado valoriza trabalho desenvolvido pelo Ceam e parceiros

As políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das mulheres, bem como a implementação de ações de combate à violência, garantiram à Prefeitura de Macaé a certificação do Selo Mais Mulher, concedido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Política Para Mulheres e Idosos. A cerimônia da entrega será realizada nesta quinta-feira (6), às 14h, sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, no Rio de Janeiro, com a participação de representantes do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Macaé.

Para a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, a inclusão do município no rol dos lutam em favor das mulheres, reforça o trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos e a importância da realização de uma rede forte de parceiros como as polícias civis e militares, Defensoria Pública e Ministério Público.

"Para o alcance dessa certificação vários itens do trabalho realizado no município foram analisados. O recebimento deste selo pelo Estado reforça que estamos no caminho certo. Construímos uma rede de proteção e acolhimento à mulher vítima de violência, com a participação de diferentes atores como o 32º Batalhão de Polícia Militar, a 123ª Delegacia de Polícia, o Juizado Especial Adjunto Criminal (Jeacrim), unidades de saúde, entre outros. Isso nos permite uma assistência adequada à vítima, e a adoção de políticas de combate à violência", destaca.

Além de Macaé, outros 12 municípios do estado receberão o selo: Teresópolis; Cabo Frio; Duque de Caxias; Itatiaia; Maricá; Nova Iguaçu; Niterói; Paracambi; Rio de Janeiro; São Gonçalo; Saquarema e Resende.

Campanha 16 Dias de Ativismo - Iniciada em novembro, o Ceam vem realizando diversas ações em prol da campanha "16 Dias de Ativismo: uma vida sem violência é um direito das mulheres". Nesta quarta-feira (4), as equipes estiveram na sede da Secretaria de Ordem Pública e também no Paço Municipal durante o curso da Defensoria Pública, Defensores da Paz. A abordagem inclui a distribuição de laços brancos, como símbolo do combate à violência contra a mulher.

Centro Especializado de Atendimento à Mulher - O Ceam de Macaé é referência na região no desenvolvimento de ações e serviços de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Até outubro deste ano, o setor realizou cerca de 4 mil atendimentos, com apoio social, jurídico e psicológico.

Um dos avanços conquistados pelo município foi a implantação, em 2017, da Patrulha Maria da Penha. O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, por meio da atuação dos guardas municipais como patrulheiros na fiscalização e monitoramento de determinações judiciais (Medidas Protetivas), garantindo a efetivação da Lei Maria da Penha.

A Patrulha Maria da Penha tem o apoio de todos os órgãos que fazem parte da rede de proteção, além do Instituto Médico Legal (IML).

O Ceam fica na Rua São João, 33, Centro, ao lado da 123ª DP. Mais informações pelo número 2796-1045.


Fotos Relacionadas