Adolescentes do Nova Vida iniciam fase de capacitação

24/03/2017 09:48:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Juranir Badaró - Arquivo Secom

Encontros acontecem nos turnos da manhã e da tarde, no Paço Municipal

Em busca de levar capacitação à juventude macaense, o Programa Nova Vida, da Prefeitura de Macaé, e a Faculdade Salesiana firmaram parceria. Por meio desta ação, que já existe há dois anos, nove palestras serão ministradas para os 106 adolescentes do programa, ao longo de 2017. A primeira desse ano acontecerá na próxima terça, dia 28, no Paço Municipal. O objetivo dos encontros é contribuir para a formação desse público em diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com o coordenador do Programa Nova Vida, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Douglas Fontes, essa parceria tem como base a excelência, uma vez que a faculdade oferece o que tem de melhor para os adolescentes, aproximando-os ainda do mundo universitário.

Para a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Salesiana e responsável por selecionar os profissionais de ensino para este trabalho, Sílvia Lourenço, é uma missão salesiana oferecer apoio aos jovens. "Tudo isso conta com a disponibilidade de um trabalho multidisciplinar", afirma.

Já a vice-diretora acadêmica, Ana Cristina Lousada, disse que as palestras envolvem diversas áreas do conhecimento, promovendo para o público-alvo experiência que transforma a realidade de vida, por intermédio de exemplos positivos.

Dentre os assuntos a serem tratados está o que é intitulado 'Ética'. Quem vai abordá-lo será a diretora-geral da escola e da Faculdade Salesiana, a Irmã Carmelita Agrizzi. Ela conta que vai mostrar aos jovens valores que o ser humano deve ter, apesar de viver num mundo conturbado. "Deve-se remar contra a corrente. A ética está presente nos pequenos atos. É o respeito às diferenças, às variadas crenças, à dignidade humana, à natureza", explica.

Parceria - A parceria entre a Prefeitura de Macaé e a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora consiste em capacitações que são realizadas no Paço Municipal, nos períodos da manhã, entre 9h e 12h, e à tarde, entre 14h e 16h.

Veja a programação:


  • 28/3/17 - Professora Soraya Jorge - Tema: 'Projeto de Vida Pessoal';

  • 25/4/17 - Professora Jaqueline Moura - Tema: 'Empreendedorismo: uma forma de ver o futuro profissional';

  • 30/5/17 - Ir. Carmelita Agrizzi - Tema: 'Ética':

  • 27/6/17 - Professora Ana Louzada - Tema: 'Administração do Tempo';

  • 25/7/17 - Professor Marcos dos Santos - Tema: 'Desenvolvimento Sustentável: compromisso com as futuras gerações';

  • 29/8/17 - Professora Maria de Araujo - Tema: 'Texto e Contexto';

  • 26/9/17 - Professor Hans Santos - Tema: 'Gincana da Ciência';

  • 31/10/17 - Professor Marcelo Santos - Tema: 'Orientação Profissional';

  • 28/11/17 - Professora Silvia Lourenço - Tema: 'Planejando a sua empregabilidade'.