Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade

Atendentes do Bolsa Família passam por capacitação de Libras

2019-08-06 14:46:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto: Bruno Campos
Programa tem atualmente 266 assistidos com surdez leve ou profunda

Com o objetivo de melhorar a prestação de serviço, a equipe do Programa Bolsa Família participou do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido pelo Centro de Formação Professora Carolina Garcia (CFCG). A parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Educação garante o atendimento e proporciona a inclusão social.

"Hoje a nossa equipe tem tranquilidade em assistir, oferecemos atendimento digno e esclarecedor para essas pessoas e, com isso, também elas se sentem valorizadas", explicou a coordenadora do Bolsa Família, Camila Delfino.

O programa tem atualmente 22.686 famílias cadastradas, das quais 3.390 são famílias com pessoas com deficiência, 266 dessas pessoas possuem surdez leve ou profunda. "Muitas vezes eles chegavam aqui e tinham que ficar esperando pois eu era a única que sabia a linguagem de sinais. Hoje toda a equipe tem capacidade de atendê-los", disse a coordenadora.

Oito atendentes participaram do curso entre os dias 22 de março e 5 de julho, que teve no seu programa Conversação Básica, Libras na Prática, História da Educação dos surdos no Brasil, Sinais do dia a dia e Sinais básicos de libras. "Nossa equipe já tinha essa vontade de aprender libras. Agora temos profissionais habilitados. Hoje as pessoas com deficiência auditiva chegam aqui e já conversam, existe um troca, porque continuamos aprendendo com eles", disse Camila.

A sede do programa Bolsa Família fica na Travessa Ari Schueler Pimentel 25, Centro. O telefone é 2759-0619.

+ Mais Notícias