Bolsa Família: atendimento no Lagomar acontece nesta quinta

21/03/2018 17:35:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

População conta com atendimento para tarifa social de energia, Número de Identificação Social (NIS) e ID Jovem

Moradores do bairro Lagomar recebem nesta quinta-feira (22), pela segunda semana consecutiva, os serviços descentralizados do Bolsa Família, na Escola Municipal Paulo Freire, de 8h às 16h. Na quinta-feira (15) da semana passada aconteceu a primeira edição do projeto no local, quando 70 pessoas foram assistidas.

Além do Cadastro Único e do Bolsa Família, a população conta com atendimento para tarifa social de energia; Número de Identificação Social (NIS), que dá direito a todos os benefícios dos governos federal, estadual e municipal; ID Jovem, que proporciona descontos em cinema, teatro, passagens, eventos esportivos e culturais para o público com idade entre 15 e 29 anos.

Segundo a gestora do Programa Bolsa Família, Camila Delfino, o principal objetivo é facilitar o acesso da população do Lagomar aos direitos sociais. Ela ainda acrescenta que moradores de outros locais como Aeroporto, Ajuda, São José do Barreto e Engenho da Praia têm à disposição o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que funciona no Centro de Convivência do Idoso, Estrada do Caminho, sem número, bairro Ajuda de Baixo.

Para inclusão nos direitos sociais é necessário apresentar os seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento (filhos menores), certidão de nascimento ou casamento (maiores de 18 anos), carteira de trabalho (comprovante de renda), comprovante de residência, declaração de escolaridade, cartão do Bolsa Família (Número do NIS) e telefone para contato.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Acessibilidade e Direitos Humanos da Prefeitura de Macaé. Também resulta de empenho da Secretaria de Educação, da Escola Paulo Freire, além de diversos moradores do bairro, representados pela Associação de Moradores do Lagomar. A atividade conta com a atuação de sete funcionários e uma assistente social, que se deslocam para a escola.

A sede do Programa Bolsa Família fica na Travessa Ari Schueler Pimentel, 25, Centro. Mais informações pelo telefone (22) 2759-0619. Já a Escola Municipal Paulo Freire se localiza na Avenida Sérgio Vieira de Mello, 1536/1582, telefone (22) 2772-1876.