Ceam promove roda de conversa no dia 19

17/10/2021 09:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Debate do Ceam aborda relações familiares

“As relações familiares e a educação das crianças e adolescentes”. Este é o tema da roda de conversa que será realizada nesta terça-feira (19), às 10h. A programação, que é aberta ao público, é mais uma atividade contínua desenvolvida pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim (Ceam). O encontro acontece toda terceira terça-feira de cada mês.

Os interessados poderão assistir por meio de plataforma digital, através do link no Google Meet. O objetivo da roda de conversa é promover um espaço para reflexões, discussões, trocas de experiências e informações sobre a rede de proteção e atendimento pertinentes às crianças e adolescentes.

O diálogo online será pautado na perspectiva das relações familiares, como também da educação de crianças, levando em consideração o processo do ensinamento aos filhos da convivência com os outros, a transmissão da história, tradições, valores e costumes familiares e a construção das virtudes.

A temática da roda de conversa contará com a expositora convidada Nathalia Andraus (conselheira tutelar e Mestre em Cognição e Linguagem).

Para a Coordenadora Geral de Políticas para as Mulheres do Ceam, Jane Roriz, esta reflexão do encontro virtual será de fundamental importancia. "As relações familiares instáveis e a violência afetam a educação das crianças e adolescentes. Sendo que, os estudos nos apontam que um dos elementos que mais afetam as crianças em relação ao desempenho escolar é a instabilidade emocional com brigas em casa (mesmo que a criança seja de tenra idade, e ainda não tenha compreensão total do que está acontecendo, ela percebe os gritos, as dores, a tensão). Nesta roda de conversa vamos tratar destas relações familiares", pontua.

Ceam - O Ceam é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência. O Centro funciona à Rua São João, 33, (ao lado da 123ª DP – próximo ao Mercado de Peixes). Para receber o atendimento não precisa agendar. O telefone fixo para atendimento ao público é (22) 2796-1045, e o celular de plantão: (22) 99817-0976. O contato também pode ser via e-mail: ceam@macae.rj.gov.br. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher tem uma rede de multiplicadores, incluindo profissionais da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, do 32º Batalhão de Polícia Militar, Defensoria Pública, Juizado Criminal, Ministério Público, Secretaria de Saúde e Hospital Público Municipal (HPM).