Conferência Municipal de Assistência Social

27/08/2019 19:17:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

O evento reuniu cerca de 200 participantes

Com o tema 'Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social', teve início na tarde desta terça-feira (27), no auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, a XII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e pela Prefeitura de Macaé, reuniu neste primeiro dia cerca de 200 participantes. A programação também se realizará nesta quarta-feira (28), de 8h30 às 17h.

Quem esteve presente foram trabalhadores de políticas de assistência, estudantes, representantes de secretarias como Saúde, Cultura e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, pastas estas que participam do Comas, um órgão colegiado.

"Nosso objetivo nesta XII Conferência é avaliar os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Macaé, como os Centros de Referencias de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), além dos nossos abrigos para crianças, adolescentes e idosos", disse a presidente do Comas e assistente social Eliana Monteiro Féres.

Ela contou que, além de propor diretrizes e promover debates, a assembléia ainda vai escolher oito pessoas para representar Macaé na Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá no Rio de Janeiro, no próximo mês de setembro.

Cras: apoio às famílias de baixa renda

Representando os usuários que utilizam os serviços de Assistência Social em Macaé, Alexandra Porto, que tem sido beneficiada com o Cras Nova Esperança, marcou presença no evento. Segundo disse, admira o trabalho com crianças desempenhado pelo centro naquele bairro. "Minhas filhas já participaram de ações do Serviço de Convivência e também de atividades desse grupo", pontua ela, que acrescentou: "Além do mais é no Cras Nova Esperança onde tenho encaminhamento como o cadastro de meu NIS, pelo qual a Enel se relaciona com as famílias de baixa renda. Também já usufrui junto ao Cras de ajuda emergencial, nele tive palestras sobre economia de luz e a respeito de saúde da mulher", comenta Alexandra.

A pobreza em Macaé

A assistente social Darana Azevedo falou ao público presente na XII Conferência Municipal de Assistência Social sobre assuntos ligados à população de Macaé. Ela baseou sua abordagem no artigo publicado no livro 'Do Caos ao Conhecimento', lançado na Feira Brasil Offshore, realizada em junho.

Darana emitiu conceitos sobre o tema em Macaé, propondo diagnóstico por setores administrativos. Assim, conclui-se que os setores 3, 5 e 6 têm maior vulnerabilidade socioeconômica.

O setor 3 é composto por Botafogo, Aroeira, Virgem Santa, Jardim Santo Antonio, Malvinas e Horto. Formam o setor 5 os bairros de Barra de Macaé, Ajuda de Baixo, Nova Esperança, Nova Holanda, Fronteira e Nova União e o setor 6 abrange Parque Aeroporto, São José do Barreto, Lagomar, Engenho da Praia e Cabiúnas.

"Os estudos desse artigo avaliam a situação de renda, a escolaridade e a infraestrutura. Observa-se a situação de pobreza conforme a visão de Amartya Sen, prêmio Nobel de Economia, segundo a qual pobreza não é apenas questão de renda, mas de justiça e liberdade", registrou ela.


Fotos Relacionadas