Curso do Nova Vida prepara adolescentes para o mundo do trabalho

12/09/2019 12:04:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Durante três meses, adolescentes participaram do 'Projeto Jovem Alerta'.

Vinte e cinco meninos e meninas, com idades entre 14 e 17 anos, do Programa Nova Vida, concluíram na tarde desta quarta-feira (11), na sede desse órgão público, na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro 403, o curso 'Projeto Jovem Alerta'. Este é fruto de parceria entre o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade da Prefeitura de Macaé.

A Assistente Social Aline Campos do CIEE ministrou, uma vez por semana, durante três meses, temas para prepará-los para o mundo do trabalho. Dentre os assuntos que ela tratou estiveram: como obter postura profissional? Como elaborar um currículo? Como se preparar para o mercado de trabalho?

"Também abordamos temas como 'Sexualidade', 'Gravidez na Adolescência', 'Drogas e suas conseqüências', 'Direitos e Deveres (Cidadania)', 'Meio Ambiente', 'Cotas Raciais' e outros assuntos que interferem de alguma forma a vida do trabalhador", informa Aline.

Ela adverte que, "quem quiser ser inserido no mundo do trabalho precisa conhecer estas temáticas para evitar problemas durante sua atuação profissional".

O coordenador do Programa Nova Vida é o pedagogo Douglas Fontes. Segundo disse, o objetivo da equipe é preparar o jovem do Nova Vida para a competitividade da vida.

"Queremos que eles tenham autonomia, depois que saírem do programa, após completarem os 18 anos", pontuou.

Opinião dos adolescentes

Vanderson Rodrigues, de 17 anos, atua na Casa da Criança e do Adolescente, pelo Programa Nova Vida. O tema do curso 'Projeto Jovem Alerta' que mais o tocou foi gravidez na adolescência.

"Tenho amigas que não foram adiante nos estudos por que têm de cuidar dos filhos: são as mais prejudicadas, pois têm maior dificuldade de inserção no mundo do trabalho", conta.

Já Amanda Caetano, de 16 anos, preferiu o assunto sobre inserção no mundo do trabalho. "Como jovens, temos de ter noção de como nos portarmos num processo seletivo", assegura.



Fotos Relacionadas