Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado com conscientização

30/11/2018 10:20:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Evento acontece na segunda-feira (3), em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, de 9h às 17h

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids (1° de dezembro), a Coordenação de Política, Acesso e Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade em parceria com a Secretaria de Saúde e o Grupo Diversidade Macaé Vida preparou uma programação especial visando conscientizar a população sobre a doença e, principalmente, as formas de prevenção. O evento acontece na segunda-feira (3), em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, de 9h às 17h.

A programação inicia às 9h com palestra e depoimentos de pessoas vivendo com Aids, além de tendas com serviços como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativo, folhetos explicativos e teste rápido para HIV, Hepatites B e C e Sífilis.

De acordo com a coordenadora de Política, Acesso e Gênero, Márcia Lima, o objetivo da ação desta segunda-feira é atingir diversos segmentos da sociedade com um trabalho voltado para orientação, prevenção e diagnóstico precoce, importante no controle da doença.

Luta contra a Aids - Há 30 anos, no dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Cinco anos após a descoberta do vírus causador da Aids, o HIV, 65,7 mil pessoas já tinham sido diagnosticadas com o vírus, e 38 mil já tinham falecido.