Evento marca Dia da Visibilidade Trans

28/01/2019 17:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Luís Gustavo Malheiros

Ação foi realizada na Praça Veríssimo de Melo

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro), a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, junto com o Grupo Diversidade Macaé Vida, Coletivo Unegro Macaé e Grupo Cores da Vida, realizou evento na Praça Veríssimo de Melo, nesta segunda-feira (28). Com distribuição de panfletos informativos, preservativos e pequenas palestras, o grupo pode orientar as pessoas que passaram pelo local.

"O Dia da Visibilidade marca a nossa luta diária. Buscamos ser vistos como pessoas que somos, ser humanos, é uma luta por respeito. E hoje temos essa preocupação por parte do público com o núcleo LGBTI, que é muito importante", afirmou o presidente do Grupo Diversidade Macaé Vida, Lino Santana.

Quem passava pela praça também aprovou a iniciativa. "É muito importante ter esse apoio, trazer esclarecimento para a população. Somos vítimas de preconceitos todos os dias. Somos agredidos. É preciso que haja essa preocupação", disse Silvia Lúcia Gomes, que passava pela praça e também faz parte da comunidade LGBTI

Esse dia foi escolhido porque em 29 de janeiro de 2004, pela primeira vez na história do nosso país, travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para que falassem aos parlamentares brasileiros sobre a realidade dessa população. "Caminhamos para ter mais visibilidade, lutamos por isso. Hoje, estamos aqui, podemos conversar com as pessoas, explicar, muitas tem curiosidade. Temos a oportunidade de ouvi-las e principalmente delas nos ouvirem", destacou a coordenadora de Política, Acesso e Gênero, Márcia Lima.

Presente também no evento a representante e assessora técnica do Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II, Fernanda Machado, que ressaltou a importância dessa união. "É importante essa parceria dos grupos com o poder público, é uma causa que precisa dessa união', afirmou.


Fotos Relacionadas