Ex-moradores em situação de rua assinam contrato de trabalho

31/08/2017 11:51:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Beneficiados são assistidos de projetos da prefeitura como a Pousada da Cidadania, o Centro Pop e o abrigo de inverno

A oportunidade que faltava para viver uma nova história foi concretizada, na noite desta quarta-feira (30), para 54 moradores em situação de rua, em Macaé. Eles formalizaram compromisso de trabalho com a Prefeitura de Macaé. A partir do dia primeiro de setembro, Antônio José Alves da Silva, 54 anos, morador da Pousada da Cidadania, contará com um emprego que irá significar, não apenas ganho financeiro, mas o resgate da sua dignidade.

- Agora vou retomar minha vida, estar junto da sociedade. Vou segurar tudo com muita garra pois, além do trabalho que me dará autonomia e dignidade, também estou ansioso para iniciar o curso de barbeiro no Cetep. Estamos recebendo uma grande chance para recomeçar - disse Antônio.

Natural de Nova Iguaçu, Antônio trabalhou como jardineiro em uma empresa, mas há dois anos ficou desempregado e, sem renda para pagar o aluguel, foi morar nas ruas, onde passou fome, frio e sono. "Na rua não dormimos, cochilamos", conta.

Durante a solenidade, na Praça Washington Luiz, o prefeito Dr. Aluizio reforçou a responsabilidade de cada um nesta nova etapa. "Este é um momento de dividir oportunidade, e a falta de oportunidade é a porta da diferença. Nada vai acontecer se cada um de vocês não fizer a sua parte, pois os trabalhadores terão que atuar como profissionais com direitos e deveres", frisou, lembrando que tudo começou no último mês, com a implantação do abrigo de inverno.

A secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade,Tatiana Pires, acrescentou que os beneficiados são assistidos de projetos sociais da prefeitura como a Pousada da Cidadania, o Centro Pop e o abrigo de inverno. "Em toda a minha existência não vi, em lugar algum, o que está acontecendo aqui, a valorização do morador em situação de rua", avaliou.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, hoje o município possui 74 pessoas em situação de rua e 52 acolhidos na Pousada da Cidadania.

Representando o Legislativo, o vereador Júlio César de Barros agradeceu ao prefeito pela iniciativa e aconselhou os novos trabalhadores para que correspondam à confiança depositada. "Neste momento vocês irão se responsabilizar pelo seu próprio sustento. Este será o início de um grande caminho", disse.

O secretário de Infraestrutura, Célio Chapeta, explica que os novos contratados irão passar por um treinamento e posteriormente serão encaminhados para a área de identificação e aptidão de cada um. Eles poderão atuar no paisagismo, serviços gerais e capina. "O primeiro momento é de adaptação ao trabalho e aos novos colegas", garantiu.

Outro beneficiado, Gleison Olegário da Silveira, 32 anos, já faz planos para um futuro de muita prosperidade. "Cheguei aqui em 2012, trabalhei em três empresas como auxiliar de serviços gerais, mas perdi o emprego depois de uma recaída nas drogas. Cheguei na Pousada da Cidadania, recebi toda assistência, acompanhamento psicológico e social e vi que minha vida poderia ser transformada", analisou, ressaltando que vai voltar a estudar e lutar pelos amigos que estão nas ruas.

Para agradecer essa nova etapa, foi realizada uma celebração que contou com a presença do padre Gleison, da Paróquia de Santo Antônio e do pastor Walber. Os dois elogiaram a iniciativa do prefeito e pediram que os beneficiados tenham a sabedoria para aproveitar a chance.


Fotos Relacionadas