Guardas participam de teste de sobrevivência na mata

18/10/2018 09:06:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Grupo de Macaé recebe guardas da região e do Espírito Santo para desenvolver técnicas de sobrevivência

Referência em atuação ostensiva e em formação, o Grupo de Apoio Operacional (GAOP) da Guarda Municipal de Macaé iniciou esta semana seu curso de formação anual, com 15 agentes de diversos municípios da região e do Espírito Santo. A qualificação, que termina no final de semana, acontece na Fazenda Pesagro, no Horto e visa simular situações próximas da realidade. Nesta quinta-feira (18) terá início o teste de sobrevivência na mata.

De acordo com o subcoordenador do Centro de Treinamento Tático Operacional (CTTO), João Henrique Ribeiro, o curso, que teve início à zero hora de segunda-feira (15), conta com parte teórica e a prática, voltada para treinamentos táticos, físicos, patrulhamento urbano, direção defensiva, evasiva, ofensiva, primeiros socorros, defesa pessoal, entre outros.

O teste de sobrevivência na mata inclui patrulhamento, como captar recursos para sobrevivência como comida e água. O subcoordenador ressalta que a meta é fazer com que estes homens estejam capacitados técnica e psicologicamente, já que podem encontrar situações adversas no seu dia a dia de trabalho.

Na parte da manhã de quarta-feira (17) os alunos participaram do treinamento de introdução ao tiro tático, no Forte Marechal Hermes. No período da tarde, a ação foi de controle de distúrbio civil com técnicas de restabelecimento da ordem.

De acordo com Ribeiro, durante os dias de treinamento os alunos têm poucas horas de sono e desta forma os instrutores avaliam se mesmo cansados conseguem responder aos desafios. "Na adversidade que podemos saber se o participante está apto para realizar um bom trabalho sob pressão. Para isso é preciso estar preparado fisicamente e estar atento e concentrado aos ensinamentos", pontua.

O guarda municipal da cidade de Vila Velha, Joel Theodore Paranhos Bucsan, disse que ficou sabendo do curso através de um amigo da corporação que havia participado do treinamento tático com cães. "O treinamento é excelente, os instrutores são qualificados e nos passam suas experiências primando sempre pela união do grupo. Com certeza estes ensinamentos farão diferença na minha atuação", disse.


Fotos Relacionadas