Jovens do Nova Vida devem se recadastrar este mês

02/01/2018 13:46:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Jovens aprendem técnicas de informática aliadas ao mercado de trabalho

Os 138 estagiários do Programa Nova Vida deverão comparecer à sede do órgão público, entre os dias 15 e 31 desse mês, no horário comercial, para se recadastrarem e não serem suspensos no ano de 2018. O endereço para recadastramento dos adolescentes é Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403 - Centro. Essa ação ocorre todos os anos e é obrigatória. O chamamento é feito pela secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade da Prefeitura de Macaé.

Os jovens devem apresentar boletim escolar original, constando os quatro bimestres do ano letivo de 2017; declaração escolar com as informações de que foi apto no ano letivo de 2017, se houve dependência escolar e em qual matéria e o turno e a série que deverão ser cursadas em 2018.

Além da documentação escolar, também deverão levar: comprovante de residência atual em nome do seu responsável (original e cópia) e comprovante de renda familiar (de todos os que moram na mesma casa que ele ou ela, como por exemplo, Carteira de Trabalho, contracheque atual e benefício socioassistencial como Bolsa Família, BPC ou outro a que estiver vinculado). Caso existam desempregados ou autônomos esses também precisam comprovar (original e cópia).

Foco no aprendizado e na transferência de renda

Segundo o coordenador do Nova Vida, o pedagogo Douglas Fontes, o programa, cujo público-alvo tem entre 14 a 17 anos de idade, é voltado ao aprendizado e também à transferência de renda. "Eles recebem meio salário mínimo por mês para atuar um período do dia nas secretarias da administração municipal e no outro frequentar suas escolas", disse, enfatizando que para integrar o programa o adolescente deve estar apto na instituição de ensino e ter frequência escolar satisfatória.

Também há como atividades cursos para os meninos e as meninas do Programa Nova Vida, ações da Secretaria de Educação (Semed), do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), da Faculdade Salesiana e do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

Douglas Fontes conta que o importante das parcerias é o enriquecimento e o cuidado com o desenvolvimento profissional dos jovens, de modo que eles tenham ensinamentos para toda a vida. Na parceria com a Semed, por exemplo, os jovens aprendem informática de qualidade; nas atividades do Ciee, se preparam para o mundo do trabalho.

- Com a Faculdade Salesiana os estagiários descobrem o mundo universitário por meio de diversas palestras e, no Cetep, adquirem noções da esfera administrativa e como preparar memorandos e ofícios, além de organizar arquivos - conclui o coordenador do Programa Nova Vida.