Jovens do Programa Nova Vida recebem novos uniformes

13/02/2020 09:42:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Mauricio Porão

O programa, da Secretaria de Desenvolvimento, Direitos Humanos e Acessibilidade, tem como lema "Incluir para capacitar".

Cerca de 500 jovens do programa Nova Vida, da Prefeitura de Macaé, receberam, nesta quarta-feira (12), novos uniformes. O objetivo é a melhor identificação dos adolescentes que atuam em setores administrativos da prefeitura e em órgãos federais. O programa, da Secretaria de Desenvolvimento, Direitos Humanos e Acessibilidade, tem como lema "Incluir para capacitar".

Os integrantes do programa passam um turno do dia trabalhando e o outro, estudando. Eles recebem meio salário mínimo por mês e têm como responsabilidades a pontualidade, uso do uniforme, participação, cordialidade, asseio, interesse e cordialidade.

A inclusão gera inspiração, assim foi com Vitor Hugo, de 14 anos, há um ano no programa. O jovem trabalha meio período na Procuradoria do município e, por meio do convívio diário com diversos advogados, Vitor decidiu sua profissão.

"Eu não sabia o que fazer da vida antes do ingressar no programa. Mas, agora eu já decidi. Quero ser advogado. O Nova Vida, além de me proporcionar uma renda, o que me ajuda a manter os estudos e, também, contribuir para o sustento da minha família, me trouxe a oportunidade de sonhar. Conviver com profissionais renomados me fez enxergar um mundo muito além daquele que eu via", destacou o aluno do oitavo ano do Ciep Municipalizado Maringá.

Cidadania

O Nova Vida é um programa custeado com recursos municipais. Os adolescentes são integrantes de famílias em vulnerabilidade social e a remuneração no fim do mês representa uma ajuda aos pais e responsáveis. O programa ainda contribui para valorização do estudo pois, para ingressar, é preciso estar apto na escola e ter frequência escolar satisfatória.


Fotos Relacionadas