Junho Violeta destaca combate à violência contra idosos

11/06/2018 11:17:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

Empoderamento do idoso, palestras e atividades são promovidos no Centro de Convivência

Marcado pela conscientização no combate à violência contra o idoso, o Junho Violeta está sendo especial no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Rodas de conversas, distribuição de estatutos e folderes e palestras são algumas das atividades desenvolvidas pelo órgão, além de todo o trabalho já realizado diariamente.

"O nosso trabalho no CCI é tornar os nossos idosos autônomos, críticos e participativos. Queremos que eles sejam independentes, façam suas escolhas e um dos resultados é que eles passem a reconhecer casos de violências, quando passarem por um", afirmou a coordenadora do CCI, Mariléia Ramos, ressaltando que o dia a dia no CCI é trabalhar a cidadania e o empoderamento do idoso, além de garantir as orientações a eles.

Na semana passada, os recém-formados do curso de Cuidador de Idoso do Cetep estiveram no CCI, onde participaram de uma palestra sobre os princípios das Nações Unidas em favor das pessoas idosas. Eles compartilharam experiências vividas no tempo de estágio e aprenderam um pouco mais sobre os tipos de violências contra o idoso e a prevenção.

O CCI atende cerca de 300 idosos de segunda a sexta-feira. São promovidas atividades como academia com alongamento e musculação, fisioterapia, terapia ocupacional, oficina de relembrança, artes cênicas, dança, pintura em tecido, artesanato e atendimento médico e psicológico. "Me sinto como um fundador desse local, é aqui que me sinto à vontade, bem, sou fã incondicional do Centro de Convivência do Idoso", disse o assistido Marcílio Sobral.

O senhor Marcílio não está sozinho. Amigo das oficinas, Nicomedes Francisco de Lima concorda. "O CCI mudou minha vida, aqui sou bem tratado, participo dos eventos que são sempre bem animados", afirmou o idoso, que conta com orgulho de ter participado de festas juninas e peças de teatro.

Se o CCI conquista os idosos, não é diferente com quem trabalha no local. "É maravilhoso atuar aqui, fazemos de tudo e principalmente tratamos e recebemos muito carinho," disse a servidora Nádia Cabral, Relações Públicas no CCI.

Quem deseja participar é só comparecer ao Centro de Convivência ao Idoso, que fica na Estrada do Caminho, s/n°, bairro Ajuda de Baixo. Outras informações no telefone (22) 2796-1250.


Fotos Relacionadas