Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade

Macaé realiza a 9ª Conferência dos Direitos da Criança

2018-10-04 10:16:00 - Jornalista: Equipe Secom
Compartilhe:  
Foto: Moisés Bruno - Arquivo Secom
Interessados podem se inscrever até segunda-feira (8)

A 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será promovida na terça-feira (9) e na quarta-feira (10) no auditório da Cidade Universitária. Com o lema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências", a programação começa às 13h de terça e será realizada no dia seguinte, entre 8h e 17h. Serão elaboradas articulações, propostas e prioridades para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

São esperados cerca de 200 participantes no evento entre profissionais de diversas áreas, professores, estudantes e adolescentes, além da sociedade civil organizada. As inscrições ocorrem até segunda-feira (8) pelo e-mail cmddcademacae@gmail.com ou no dia, de forma presencial, enquanto houver vagas. O interessado em participar da conferência deverá informar nome completo, órgão ou entidade que o representa, telefone e e-mail de contato.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Rafael Amorim, a importância de um evento como esse está na forma democrática e transparente em que representantes de entidades ligadas à proteção das crianças e adolescentes, bem como esse público, se reúnem em um ambiente de discussão de decisões. "A 9ª Conferência vai contribuir para um plano de ação estadual e nacional", afirma.

Amorim acrescenta que o evento será um espaço de discussão coletiva, reafirmando o conceito de democracia participativa. A conferência é aberta para todos os cidadãos interessados. Há representação dos vários segmentos populacionais. "Esperamos que crianças e adolescentes possam falar sobre suas realidades e necessidades para que as propostas realmente promovam o fortalecimento da cidadania infantojuvenil", explica Rafael Amorim.

Para a conselheira de direitos e assistente social, Monique Gouveia, entre os principais objetivos da Conferência estão mobilizar os integrantes do sistema de garantia de direitos das crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas. Além disso, visa fortalecer as estratégias e as ações de enfrentamento às violências.

Também é meta do evento formular propostas para o enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. A última conferência objetivou a construção de diretrizes para a política de atendimento a crianças e adolescentes nos anos de 2015 a 2019, além da implantação do plano decenal dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

"Queremos que a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contribua para o fortalecimento do sistema de garantias de direitos, no que tange às políticas de enfrentamento das violências que a população infantojuvenil ainda vem sendo submetida. A linha condutora dos debates será a integralidade das ações e a diversidade", finaliza a conselheira e assistente social, Monique Gouveia.

A Cidade Universitária fica na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

+ Mais Notícias