Maria da Penha: programação do 13º aniversário começa nesta 4ª

06/08/2019 13:49:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom

Curso de empreendedorismo do Programa "Ela pode" será promovido na quinta e na sexta-feira

A programação do 13º aniversário da Lei Maria da Penha começa nesta quarta-feira (7). O evento, organizado pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, será marcado por caminhada, palestras, oficinas e rodas de conversa. No primeiro dia, haverá Encontro do Grupo de Trabalho da Rede de Proteção à Mulher, às 9h30, no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). A partir das 13h30 será a vez da 'Caminhada do bem', com concentração na Praça Washington Luís. Já a palestra "Direitos da Mulher - a quem recorrer?" inicia às 15h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF Macaé.

As comemorações prosseguem na quinta (8) e sexta-feira (9), com o curso de empreendedorismo do Programa "Ela pode", que acontecerá das 8h30 às 18h, no auditório do Paço Municipal. O projeto é uma iniciativa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio do Google e realização das prefeituras de Macaé, Quissamã e Rio das Ostras, por meio do Ceam desses municípios e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Condim/Macaé.

As vagas para o treinamento já terminaram, mas caso haja desistência, a inscrição poderá ser feita presencialmente. Foram disponibilizadas 120 vagas para mulheres que buscam garantir sua independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas. Durante os dois dias, serão abordados temas variados como liderança, comunicação, vendas, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais.

De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, a programação terá, ainda, roda aberta com as servidoras e estagiárias do INSS abordando Os direitos e garantias da mulher vítima de violência; Projeto Maria da Penha nas escolas; Dia Laranja, entre outras atividades.

A programação termina no dia 28 de agosto com exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas do município que participaram do projeto "Maria da Penha nas Escolas" e com a conversa aberta "Diálogos sobre a Lei Maria da Penha na prática" com a entrega do Selo Maria da Penha às escolas que participaram do projeto.

O Ceam funciona na Rua São João, 33, ao lado da 123ª Delegacia Legal. No local, a pessoa conta com atendimento de assistente social, psicóloga e de assistência jurídica. Mais informações pelo telefone: (22) 2796-1045.