Nova Vida: assistidos devem fazer recadastramento em janeiro

12/12/2017 11:16:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Programa atende jovens de 14 a 17 anos

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade de Macaé está convocando os adolescentes inseridos no Programa Nova Vida para o recadastramento anual (2018) obrigatório. O procedimento acontecerá entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2018, das 8h às 16h, na sede do programa, localizada na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403 - Centro.

Para confirmar o recadastramento, o jovem deve levar alguns documentos como o boletim escolar original, constando os quatro bimestres do ano letivo de 2017. O assistido também deve apresentar declaração escolar com as seguintes informações: se o(a) aluno(a) foi apto no ano letivo de 2017; se houve dependência escolar e em qual matéria. Além disso, o turno e a série que serão cursados em 2018 devem ser informados.

Além da documentação escolar, o aluno deve levar o comprovante de residência atual em nome do/da responsável do adolescente (original e cópia) e comprovante de renda familiar (de todos os que moram na mesma casa que o adolescente), como por exemplo, Carteira de Trabalho, contracheque atual, benefício socioassistencial (Bolsa Família, BPC etc). Caso existam desempregados ou autônomos esses também precisam comprovar (original e cópia).

Quem não comparecer na data indicada ficará suspenso. Atualmente o Programa Nova Vida atende 150 jovens.

Programa

O Nova Vida é um programa para jovens de 14 a 17 anos, voltado ao aprendizado e também à transferência de renda. Eles recebem meio salário mínimo.

Para integrar o programa o adolescente deve estar apto na escola e ter frequência escolar, valorizando sua vida acadêmica. Dessa forma, um turno do dia ele passa a trabalhar com a carga horária de quatro horas e no outro segue sua rotina escolar.

Além do estágio, uma vez na semana, o adolescente recebe capacitação. Parcerias com a Secretaria de Educação, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Faculdade Salesiana e Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) proporcionam cursos.


Fotos Relacionadas