Nova Vida ganha 108 novos integrantes

09/07/2019 17:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Adolescentes ganham meio salário mínimo e exercem atividades em repartições públicas

Prossegue nesta quarta-feira (10), no Paço Municipal, a formação dos 108 novos integrantes do programa Nova Vida. A programação, iniciada nesta terça-feira (9), vai acontecer nos turnos da manhã e tarde. Durante a capacitação, os adolescentes recebem orientações e são informados de qual local vão exercer as atividades. No dia posterior à formação, eles começam a atuar em repartições públicas.

Durante o encontro, a equipe e o coordenador Douglas Fontes repassam de maneira dinâmica o regimento interno do programa, as normas que devem ser seguidas e os princípios fundamentais: pontualidade, assiduidade, asseio, participação, interesse e cordialidade. Acompanhados pelos pais e responsáveis, os jovens também são informados de questões que acarretam desligamento do programa, como falta sem justificativa e descumprimento do uso do uniforme.

A quarta convocação dos 108 novos integrantes segue o artigo 5º da Lei Municipal 2.606/2005 e foi divulgada no dia 28 de junho. O chamamento é motivo de orgulho para os jovens e pais, que ficaram ansiosos com o início das atividades. Entre eles estava Victor Rodrigues, de 15 anos.

Junto com a mãe Vanilde Rodrigues Florindo, o morador do Lagomar afirmou que vai se dedicar. "Estou contente. Quero fazer o melhor", afirma. A mãe Vanilde destaca que o chamamento do adolescente no programa é a realização de um sonho. "Será amadurecimento. Criamos nossos filhos e agora ele vai tomar responsabilidade para mostrar que está se tornando um cidadão do bem", comenta.

Da mesma opinião é Jhonatan Givigi de Brito, de 15 anos. Estudante do 9º ano do Colégio Municipal Claudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), assinala que estava ansioso para ser chamado. "Quero logo trabalhar e aprender coisas diferentes", pontua, ao lado da mãe, Cely Givigi. "Estamos emocionados. Além dele poder ter mais conhecimentos, ele ganhará uma bolsa, que vai ajudar toda a família", relata.

Programa beneficia 500 jovens

O Nova Vida conta com cerca de 500 adolescentes, de 14 a 17 anos e 11 meses. Eles foram aprovados em processo seletivo realizado no fim de 2018. O programa é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o concurso foi realizado em parceria com a Secretaria de Ensino Superior.

Os jovens exercem atividades de 20 horas semanais em secretarias municipais e outras repartições públicas, sendo quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, em horário compatível ao turno da escola. Eles recebem, por mês, meio salário mínimo nacional, participam de cursos e recebem acompanhamento pedagógico, social e psicológico.

Segundo o coordenador, Douglas Chaves, 148 setores contam com os adolescentes. Para participar, eles precisam estar com boas notas comprovadas na escola e ter frequência satisfatória. A Prefeitura de Macaé funciona na Avenida Presidente Sodré, 534.