Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade

Oficinas marcam programação do Dia da Mulher

2019-03-08 14:26:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Imagem de pessoas no Centro de Apoio à Mulher
Foto: Ana Chaffin
Evento aconteceu na sede do Ceam

As conquistas da mulher e a importância da alimentação saudável foram os assuntos que abriram a programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8) em Macaé. O evento, que aconteceu na sede do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), foi marcado por duas oficinas. As atividades prosseguem até 28.

A coordenadora do Ceam, Jane Roriz, falou sobre o resgate histórico com a oficina "Direito de Uma, Direito de Todas". A ação traçou uma linha do tempo das conquistas ao longo de um século. "É um marco relembrar nossas lutas e fazer valer nossos direitos. O avanço que tivemos é fruto da luta de várias mulheres que fizeram história", disse Jane.

Com a oficina "Sabor de Afeto", realizada pela nutricionista da Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), Lilian Scherer, o público conheceu a importância da alimentação saudável cercada pelo carinho."Cozinhar é uma forma de amar. São momentos que podemos estar reunidos com a família", destacou.

A programação continua na próxima terça-feira (12), com alunos do 8º e 9º anos da rede municipal de ensino. O projeto "Maria da Penha vai nas Escolas" estará no Colégio Estadual Télio Barreto, às 9h. A iniciativa é uma parceria do Ceam, curso de Direito da UFF/Macaé, Patrulha Maria da Penha, da Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Educação e Juizado Especial Adjunto Criminal/Juizado de Violência Doméstica. O assunto também será apresentado no Colégio Municipal Botafogo, na quinta-feira (14), às 8h e 13h30. Já no dia 18, às 8h, será a vez da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola.

O tema "Mulher nos tempos atuais, mas com velhos desafios" será abordado no dia 20, às 9h, com usuárias e profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Serra, localizado na Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/nº, Córrego do Ouro. As atividades prosseguem no dia 21, às 7h30, com a oficina "Maria da Penha vai nas Escolas" no Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo.

A oficina "Mulher nos tempos atuais, mas com velhos desafios" também será realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS I), no dia 26, às 9h. O espaço é localizado na Rua Alfredo Backer, 640, Centro. No dia 28, às 10h40, a mesma atividade acontecerá no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga.

Fórum - No dia 27, às 9h, acontecerá o Fórum de Direito da Mulher da Região Norte, no auditório do Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), localizado na Rua Presidente Sodré, 466. O evento está sendo realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim Macaé), com o apoio da Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diretos Humanos e Acessibilidade. O encontro irá debater assuntos como Lei Maria da Penha e fortalecimento da Rede de Proteção de Atendimento à Mulher.

Acesse a programação completa do mês da mulher.

+ Mais Notícias