Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade

Patrulha Maria da Penha é apresentada a representantes de Maricá

2017-03-17 15:16:00 - Jornalista: Liliane Barboza
Compartilhe:  
Foto das pessoas que participaram da reunião
Foto: Ana Chaffin
A reunião tirou dúvidas dos integrantes da Secretaria Pública de Maricá

O secretário de Segurança Pública e Transporte de Maricá, Celso Almeida Netto, esteve no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), nesta sexta-feira (17) para conhecer de perto como funciona a Patrulha Maria da Penha, projeto do Executivo aprovado no último dia 8 de março, por unanimidade pela Câmara dos Vereadores de Macaé.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires, a visita dos representantes de Maricá, mostra que o município de Macaé é referência para outras cidades na implantação da Patrulha Maria da Penha. "Essa visita demonstra que o nosso trabalho é reconhecido em outras cidades e servimos de exemplos de boas práticas", afirmou.

A coordenadora do Ceam, Jane Roriz, explicou que para implantar o projeto no município, a Secretaria de Desenvolvimento Social buscou parcerias com vários órgãos públicos, como Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar e outros setores da Prefeitura de Macaé.

- Para implantarmos o projeto em nosso município, buscamos visitar outros municípios, como Duque de Caxias e as cidades de Curitiba e Vitória. A nossa intenção é trabalhar de forma preventiva para evitar o aumento da violência contra as mulheres em Macaé - pontuou Jane.

O secretário Municipal Adjunto de Segurança, André Luiz Monteiro, informou que para ser integrante da Patrulha Maria da Penha, os guardas municipais participaram de cursos de capacitação que tiveram início em outubro.

- O trabalho é realizado por duplas de guardas municipais formada por um homem e uma mulher, pois muitas vezes a vítima não quer relatar o problema para uma pessoa do sexo masculino e a guarda poderá ter um olhar diferenciado para resolver aquela questão - ressaltou.

O secretário de Segurança Pública e Transporte, Celso Almeida Netto, agradeceu a recepção e disse que quer conhecer de perto a teoria e a prática da Patrulha Maria da Penha, e implantar o projeto no município de Maricá, utilizando a rede já existente.

- Quero aprender com vocês e, principalmente, com as dificuldades para que possamos implantar o projeto de forma que possamos contribuir com a questão da violência contra as mulheres e que esses índices em nossa cidade sejam cada vez menores - falou Celso.

Participaram ainda do encontro o secretário de Ordem Pública de Macaé, Sebastião Carneiro; os integrantes da Patrulha Maria da Penha de Macaé: Adriana Esteves, Viviane Cardoso e Uanderson Ferreira e subsecretário Municipal de Segurança Pública e Transporte de Maricá, Luiz Alberto Santos e a chefe de gabinete de Maricá, Anuciana Azevedo.

+ Mais Notícias
Busca

Destaque