Prefeitura acolhe e encaminha mais 56 jovens do Nova Vida

22/03/2017 17:11:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Nova Vida

Grupo começa a atuar nesta quinta-feira (23) em diversos setores

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade/Coordenadoria do Programa Nova Vida, realizou nesta quarta-feira (22) o acolhimento dos 56 jovens novos participantes do Nova Vida. Eles começam nesta quinta-feira (23) seus trabalhos educativos em setores administrativos da prefeitura e em órgãos federais. Os jovens participaram do processo seletivo realizado em junho de 2016. O acolhimento, sob a responsabilidade do coordenador do Nova Vida, Douglas Fontes, foi realizado na Casa dos Conselhos, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, na Travessa Ari Shueller, 25, Centro.

Segundo Douglas Fontes, esse acolhimento representa o processo final do treinamento. “É uma fase nova na vida desses jovens, que recebem uniformes e o memorando para se apresentarem nos locais onde vão realizar seus trabalhos educativos. Foram selecionados, passaram por treinamento, já foram contratados e passaram pelo RH da prefeitura. A prefeitura e a secretaria os recebem de braços abertos”, disse Douglas Fontes.

O Nova Vida destina-se a jovens de 14 a 17 anos e 11 meses. O programa existe desde o ano de 1991. Fornece meio salário mínimo a cada adolescente, que tem a incumbência de atuar por quatro horas, de segunda a sexta-feira, apenas em setores administrativos.

Há alguns requisitos a serem seguidos para participar do Nova Vida, como a idade, renda familiar de até três salários mínimos, residência fixa no município e matrícula em escola pública. A atuação dos adolescentes acontece no contraturno da escola.

Os jovens pontuam diversos benefícios do programa, como ganhar e administrar seu próprio dinheiro, ajudar a família, além da independência que a experiência traz, com conhecimento do mercado de trabalho.

São parceiros do Programa Nova Vida o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), com capacitação sobre desenvolvimento pessoal; a Faculdade Salesiana, responsável por qualificações mensais em diversas áreas; a Secretaria de Educação, proporcionando aos adolescentes cursos de informática e os Cras, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

O Nova Vida conta agora com 150 adolescentes entre meninos e meninas. Com o lema "Incluir para Capacitar", é um programa e não um projeto e se baseia na Lei Municipal 2606/2005, sendo custeado unicamente pela Prefeitura de Macaé. Funciona na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, e conta com equipe multidisciplinar, que exige dos participantes assiduidade na escola.