Programa de Macaé concorre a prêmio estadual

07/03/2016 11:19:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: João Barreto

Detalhes da premiação foram explicados em visita técnica do representante da Secretaria Estadual de Assistência Social

O trabalho desenvolvido pelo Acessuas - Trabalho/ Macaé (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, está entre os nove projetos que concorrem ao prêmio: "Boas Práticas na Indução do Mercado de Trabalho", organizado pela Superintendência de Gestão de Oportunidades, vinculada à Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). A premiação será no dia 31 de março, no Palácio Guanabara, sede do Governo Estadual.

Na última sexta-feira (4), uma visita técnica foi realizada pelos representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, da superintendência de Gestão de Oportunidades, Enzo Tessarollo e Gonzalo Ibanez, mestres que explicaram a todos, presentes na reunião, como funciona o prêmio.

— A nossa intenção com esta visita é a troca de conhecimentos. Dos 29 trabalhos inscritos, 14 foram selecionados. Desses projetos, nove foram escolhidos pela comissão julgadora, e o município de Macaé, com o Projeto do Acessuas - Trabalho/Macaé, está entre os selecionados. A premiação conta com o apoio do Banco Mundial, Fundação Capital, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, conta com a parceria da subsecretaria de Proteção Social Básica, da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos - disse Enzo.

Trabalho que dá frutos - Um dos beneficiados pelas atividades do Acessuas - Trabalho/ Macaé, é Gleison Olegário da Silveira, de 30 anos de idade, que já está inserido no mercado de trabalho. Ele conta que no Acessuas participou de cursos de capacitação que são oferecidos pelo SENAI, por meio de uma parceria, entre Acessuas - Trabalho/Macaé, Pronatec e Senai.

— Vim para Macaé em 2013 e morei nas ruas por causa da minha dependência química. Conheci o Centro Pop e não tinha nenhum documento e fui encaminhado para a Pousada da Cidadania. Hoje, trabalho com o cargo de serviços gerais. Estou muito feliz e não sei o que seria da minha vida sem essa equipe. Aprendi que tudo depende de mim - disse Gleison, emocionado.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Nilmara Valadares, parabenizou o trabalho realizado pelos profissionais. "A nossa equipe do Acessuas -Trabalho/Macaé é responsável por promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada. Como gestora, é muito fácil trabalhar com uma equipe tão comprometida. Ficamos muito satisfeitos com essa indicação", pontuou a secretária.


Fotos Relacionadas