Programa social ganha parceria da Secretaria de Esportes

19/02/2018 15:34:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Aulas de basquete, vôlei, futsal, futebol e handebol são promovidas

A prática de esporte sempre foi uma importante aliada na luta social. E o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Acessibilidade e Direitos Humanos, ganhou um parceiro expressivo nessa área: o Programa de Iniciação Desportiva (Pides), da Secretaria de Esportes. Agora as atividades já executadas pelo SCFV contam com a prática esportiva para crianças.

"Nosso principal objetivo é tirar a criança da situação de vulnerabilidade, promover a inclusão social. Oferecemos a essas crianças atividades no contraturno escolar", afirmou o coordenador do SCFV, Douglas Fontes.

O SCFV é um projeto para crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência; vítimas de trabalho infantil; jovens e crianças fora da escola; jovens que cumprem medidas socioeducativas; idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais; além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único (CadÚnico).

São realizados atendimentos em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e agora esportivas, de acordo com a idade dos usuários. "É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares", explicou o coordenador.

Já o Pides é um programa de inclusão social através da prática desportiva, ocupando o tempo das crianças quando não estão na escola. As aulas oferecidas pelo programa são de basquete, vôlei, futsal, futebol e handebol. Para atender à demanda do SCFV, além desses esportes, são realizadas atividades recreativas.

"O esporte é um agente para a formação de caráter. Desenvolve princípios de companheirismo, cooperação, além de ser importante para saúde física e mental", disse o coordenador do Pides, Rafael Santos.

O SCFV, em parceria com Pides, atende atualmente 280 crianças nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Serra, Botafogo, Nova Esperança, Visconde e Barra/Fronteira. Para participar do serviço, o interessado deve procurar o Cras.