Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade

Programação do Dia da Mulher debaterá direitos e avanços

2019-03-07 11:14:00 - Jornalista: Tatiana Gama
Compartilhe:  
Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Primeiro encontro acontece nesta sexta, no Ceam, a partir das 9h

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de Macaé preparou diversas atividades, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). A proposta é debater o tema com oficinas, que começam nesta sexta (8), e prosseguem até 28 de março. O primeiro encontro acontece no Ceam, às 9h, com as oficinas "Direito de Uma, Direito de Todas" e "Sabor de Afeto". O evento é aberto, sem necessidade de inscrição.

Na próxima terça-feira (12), alunos do 8º e 9º anos da rede municipal de ensino irão receber oficinas do projeto "Maria da Penha vai nas Escolas". A ação acontecerá no Colégio Estadual Télio Barreto, às 9h. A iniciativa é uma parceria do Ceam, curso de Direito da UFF/Macaé, Patrulha Maria da Penha, da Secretaria de Ordem Pública, Secretaria de Educação e Juizado Especial Adjunto Criminal/Juizado de Violência Doméstica. A mesma programação será realizada no dia 14 de março, no Colégio Municipal Botafogo, às 8h e 13h30, e, no dia 18, na Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, às 8h.

As atividades prosseguem no dia 20 de março, às 9h, com usuárias e profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Serra, localizado na Avenida Miguel Peixoto Guimarães, s/nº, Córrego do Ouro. O tema da oficina será "Mulher nos tempos atuais, mas com velhos desafios". No dia 21 de março, às 7h30, a oficina "Maria da Penha vai nas Escolas" estará no Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo.

A programação continua no dia 26 de março, às 9h, com a oficina "Mulher nos tempos atuais, mas com velhos desafios", que será realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS I), na Rua Alfredo Backer, 640, Centro. No dia 28 de março, às 10h40, a mesma atividade será realizada no Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga.

"O mês de março é um resgate histórico. Por isso, toda programação foi elaborada para debatermos os direitos da mulher e seus avanços na sociedade", afirma a coordenadora do Ceam, Jane Roriz.

Fórum

O Fórum de Direito da Mulher da Região Norte será promovido no dia 27 de março, às 9h, no auditório do Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), localizado na Rua Presidente Sodré, 466. O evento está sendo realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim Macaé), com o apoio da Coordenadoria Geral de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diretos Humanos e Acessibilidade.

A ideia é reunir os conselhos municipais e/ou equipamentos de proteção e atendimento a mulheres nos municípios da região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Serão discutidos assuntos como Lei Maria da Penha, fortalecimento da Rede de Proteção de Atendimento à Mulher, além de debater a importância da criação de equipamentos especializados para mulher em municípios da região, já que Macaé é a única cidade que possui um Centro.

Acesse a programação completa.


+ Mais Notícias