Recadastramento para o Programa Nova Vida começa nesta segunda

12/01/2018 15:06:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Bruno Campos

Programa da prefeitura é para jovens de 14 a 17 anos, voltado ao aprendizado e à transferência de renda

Começa nesta segunda-feira (15) o recadastramento para o Programa Nova Vida. Os 138 jovens inscritos no programa devem comparecer à sede do órgão público, que fica localizada à Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403 - Centro, das 8h às 16h, até o dia 31 deste mês. A ação acontece todos os anos e é obrigatória. O chamamento é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade da Prefeitura de Macaé.

Os jovens devem apresentar boletim escolar original, constando os quatro bimestres do ano letivo de 2017; declaração escolar com as informações de que foi apto no ano letivo de 2017, se houve dependência escolar, sinalizar qual matéria, o turno e a série que deverão ser cursadas em 2018.

Além da documentação escolar, também devem levar: comprovante de residência atual em nome do seu responsável (original e cópia) e comprovante de renda familiar (de todos os que moram na mesma casa que ele ou ela, como por exemplo, carteira de trabalho, contracheque atual e benefício socioassistencial como Bolsa Família, BPC ou outro a que estiver vinculado).

Um programa que promove a inclusão social

O Nova Vida é um programa para jovens de 14 a 17 anos, voltado ao aprendizado e também à transferência de renda. Eles recebem meio salário mínimo por mês para atuar um período do dia nas secretarias da administração municipal e no outro frequentar suas escolas. Para integrar o programa o adolescente deve estar apto na instituição de ensino e ter frequência escolar satisfatória.

Os participantes do Programa Nova Vida podem participar de atividades extracurricular como os cursos oferecidos pela Secretaria de Educação, do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), da Faculdade Salesiana e do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).