Semana dos Direitos Humanos terá diversos serviços para população

26/11/2021 12:59:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

s atividades irão acontecer entre os dias 7 e 10 de dezembro

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, vai realizar entre os dias 7 e 10 de dezembro, a Semana dos Direitos Humanos (Direitos Humanos para quem e para quê), alusivo ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12). Esta ação, encerra a programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, e contará com a parceria de vários órgãos públicos e privados.

De acordo com a programação, ao longo da semana haverá roda de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros. No dia 10, data de encerramento e culminância das atividades, será apresentado um balcão de serviços à população macaense, na praça Veríssimo de Melo, de 10h às 15h.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso, a meta é fomentar a discussão sobre direitos, visando uma sociedade mais justa e igual para todos.

“Para nós que trabalhamos com o desenvolvimento social, buscando sempre os direitos humanos e a acessibilidade para todos, essa data serve para uma reflexão a fim de dosarmos se estamos cumprindo as ações pertinentes que garantem os direitos sociais de todos, sem distinção. Tratamos do morador em situação de rua, das pessoas que vivem em estado de vulnerabilidade, buscamos os direitos das crianças e adolescentes, cuidamos dos idosos, tentando assegurar-lhes uma vida mais digna", frisou o secretário.

Ele enfatizou, que a ação do dia 10, em parceria com diversos órgãos, pretende levar uma mensagem de respeito, dignidade e cidadania. "Então, o Dia Internacional dos Direitos Humanos nos aponta o caminho certo. Como um equipamento da Prefeitura de Macaé, vamos celebrar e estamos preparando ações que serão realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Através de nossas coordenadorias e parcerias com outras secretarias, iremos oferecer alguns serviços como o cadastramento no CadÚnico, segunda via de documentos, orientações jurídica e psicológica, balcão de emprego e outros que possam promover a dignidade a quem precisa na semana comemorativa”, ressaltou Fabrício.

Segundo a coordenadora geral de Políticas para as Mulheres do Ceam, Jane Roriz, as atividades têm, ainda, como objetivo mostrar para a população a importância desta temática, e da união de esforços das coordenadorias de Políticas Sociais e Igualdade, Gênero, Acessibilidade, e a Coordenação de Proteção Básica.

"A Semana dos Direitos Humanos é uma construção coletiva de todas as coordenações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, um grande movimento englobando toda população, seja mulher, questão da igualdade racial, relacionada ao gênero, a acessibilidade. Queremos mostrar essa integralidade e a importância dessas coordenações caminharem juntas. Pois, quando falamos no viés da sociedade, essa temática de quem e para quê, é para que discutamos de fato que direitos humanos são esses, a quem eles atingem, como pode ter acesso", frisou.

Atividades - As rodas de conversa acontecerão nos Cras dos bairros, Barra de Macaé e Botafogo, na região serrana, e no Centro Pop. Com o tema “Direitos Humanos para quem e para quê?”, o evento acontecerá sempre às 10h, ao longo da semana.

Já no dia 10 de dezembro, de 10h às 15h, será realizada uma grande ação social na praça Veríssimo de Melo. Durante este período da programação, serão oferecidos serviços de isenção para 2ª via de documentos (Identidade, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento) em parceria com a Fundação Leão XIII, aferição de pressão arterial e glicose, orientação de odontologia e nutrição, inclusão, cadastramento e/ou atualização no CadÚnico, com a equipe do Cras, entre outros.

Semana dos Direitos Humanos:

Roda de Conversa: "Direitos Humanos para quem e para quê?"


07 de dezembro | às 10h
– Cras Barra
08 de dezembro | às 10h – Cras Serra
09 de dezembro | às 8h – Centro Pop
09 de dezembro | às 10h – Cras Botafogo


Ação Social "Direitos Humanos para quem e para quê?"


10 de dezembro - 10h às 15h

Local: Praça Veríssimo de Mello
10h - Abertura com apresentação da Orquestra da Secretaria de Cultura

Serviços oferecidos:


- Isenção para 2ª via de documentos (Identidade, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento) em parceria com a Fundação Leão XIII;

- Orientações com a equipe da Odontologia do CEO – Coordenadoria Especial de Odontologia (SEMUSA);

- Orientações com a equipe do CadÚnico e dos Cras;

- Orientações com a Coordenadoria de Gênero e Centro de Cidadania Baixada Litorânea;

- Aferição de pressão e glicose com os alunos do Curso Técnico José Rodrigues;

- Coleta de eletrônicos e pilhas com a conscientização do descarte realizado pela equipe da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade;

- Orientação jurídica, psicológica e Cálculo IMC (Cálculo de Massa Corporal), realizados pelos alunos da Universidade Estácio de Sá;

- Orientações nutricionais com a equipe do Catan (SEMUSA);

- Orientações e balcão de emprego, 2ª via de carteira de identidade e agendamento, com a equipe da Secretaria de Trabalho e Renda;

- Orientação e testagem com a equipe do IST entre outros serviços;

15h - Encerramento com apresentação de dança da Secretaria de Cultura


Fotos Relacionadas