Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria Adjunta de Ensino Superior

Universidade Livre

A Universidade Livre – Cidadania Cidade e Humanidades – UNILIVRE tem como missão ensino através de cursos livres, extensão, fóruns e seminários, a partir de uma dinâmica que busca diminuir a distância entre a universidade e as comunidades, os artistas, os trabalhadores, os servidores municipais, os jovens e idosos, bem como a valorização de todas as formas de expressão e manifestação multicultural.

EIXOS TEMÁTICOS DA UNIVERSIDADE LIVRE – UNILIVRE

Tendo como objeto a construção do espírito cidadão que transforme a realidade de vida das pessoas, bem como a formação continuada dos trabalhadores a UNILIVRE se organizou em quatro eixos temáticos onde as suas ações se apoiam epistemicamente:
• UNATI – Universidade Aberta da Terceira Idade
• TECNOLOGIAS SOCIAIS E HUMANIDADES
• ECOLOGIA INSTITUCIONAL E CULTURA
• ESCOLA DE MULTIPLICADORES DE CUIDADO

UNATI

UNATI Universidade Aberta da Terceira idade proporcionará cursos livres contribuindo para a democratização do conhecimento; valorizando o patrimônio cultural e histórico que cada um dos seus alunos traz consigo.

Procurar-se-á atender esta parcela da nossa população através de cursos e atividades culturais que pretendem integrar e valorizar o idoso como cidadão que pode continuar estudando e ensinando, participando ativamente da vida intelectual de nossa cidade.

TECNOLOGIAS SOCIAIS E HUMANIDADES

Este eixo temático proporcionará cursos de extensão à população em geral, aos servidores municipais (trabalhadores da saúde, educação, assistência etc.), buscando valorizar os temas que concernem os desafios de construção da vida social, bem como os possíveis laços entre os diversos grupos, culturas e comunidades, assim como, educação continuada com aperfeiçoamento/atualização profissional.

Uma das propostas deste eixo temático é a de valorizar o celeiro de talentos em nossos servidores e dos nossos munícipes que poderão sair do estatuto de aluno da Universidade Livre para se transformarem em ‘professores associados’. Estes contribuirão com a multiplicação dos conhecimentos que eles puderam aprender durante os cursos sendo professores de outros alunos.

ECOLOGIA INSTITUCIONAL, ARTE E CULTURA

Este eixo temático terá como foco a vitalização dos laços sociais na Cidade Universitária através de diversas ações artísticas, culturais, esportivas e científicas como seminários, conferências. Estas ações poderão ser desenvolvidas através de parcerias com instituições esportivas e culturais, enriquecendo os espaços da Cidade Universitária.

ESCOLA DE MULTIPLICADORES DE CUIDADO - EMC

A Escola de Multiplicadores de Cuidado (EMC) tem como objetivo capacitar um público diverso no que diz respeito ao conceito do cuidado coletivo, ou seja, numa ação onde as comunidades são co-autoras deste processo. A EMC tem o intuito de engajar as comunidades na promoção de ambientes vitalizados, quer seja, nas relações de trabalho, nas relações familiares, nos espaços educativos e nos espaços da cidade.
Busca

Destaque