Workshop de Farmácia começa nesta terça-feira

11/09/2017 17:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto/Arquivo Secom

Cidade Universitária sedia atualização, que prossegue até às 17h30 desta quarta

Promover a atualização dos estudantes e profissionais farmacêuticos é um dos objetivos do Workshop de Ciências Farmacêuticas – Vivenciando Experiências, Adquirindo Conhecimento - que será realizado na Cidade Universitária, nestas terça e quarta-feiras (12 e 13), das 9h às 17h30, pela equipe de Farmácia da UFRJ-Macaé.

Para participar dos minicursos é necessário se inscrever no seguinte link:

https://workfarmacae.wixsite.com/inicio, mediante taxa de pagamento que varia de R$ 15 a R$ 45. Mais informações pelo e-mail: workfarmacae@hotmail.com.

Haverá palestras, minicursos e mesa-redonda sobre “Farmácia Homeopática”, “Empregabilidade e Coaching Farmacêutico”, “Doping”, “Pesquisa em Medicamentos Pediátricos”, “Materiais Hospitalares” e “Produção de Cerveja”, no primeiro dia. Na quarta-feira, serão abordados os seguintes temas: “Análises Clínicas’, “Farmácia Veterinária”, “Farmácia Militar: o profissional farmacêutico na Marinha, Exército e Aeronáutica”, “Farmacotécnica Oncológica” e “Perfumaria”.

O Workshop tem apoio da UFRJ, da Secretaria de Educação e da Superintendência de Políticas Estudantis (SuperEst). É realizado pelo curso de Farmácia, graduação que apresenta uma das mais altas notas de corte do Sisu, que utiliza o resultado do Enem para ingresso na graduação. A interação entre os alunos e os profissionais da área, bem como as novidades do mercado de trabalho, também estão na pauta dos debates.

Curso de Farmácia

O curso de Farmácia é um dos 11 de graduação oferecidos pela UFRJ-Macaé e tem duração de 10 períodos, ou seja, cinco anos. É realizado em dois turnos – tarde e noite – com 100 vagas anuais, sendo 50 por semestre letivo. A modalidade é presencial e as vagas são ofertadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Depois dos cinco anos, formam-se os farmacêuticos, profissionais da saúde que trabalham com os fármaco-medicamentos e as análises clínicas, toxicológicas e de alimentos nos aspectos social, científico e tecnológico. Este ano, o curso de Farmácia da UFRJ fez 70 anos no estado e apresentou os avanços nos últimos 10 anos, como o processo de expansão na graduação com o curso de Farmácia sendo implantado, em 2008, no campus Macaé, com ênfase profissional direcionada também para as áreas de Ensaios Clínicos, Regulação e Vigilância Sanitária.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.