Macaé é destaque em ações de saneamento

13/01/2016 11:33:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Obras do primeiro módulo da ETE Centro já foram concluídas e estão em fase de teste

Macaé é destaque nas obras de saneamento básico. Com início da operação do primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro, prevista para a segunda quinzena de janeiro, e o Subsistema Mutum, a coleta e o tratamento de esgoto estarão disponíveis para 50 mil pessoas. O subsistema Lagomar tem previsão para começar as operações em março deste ano, beneficiando mais 40 mil pessoas.

Esses dados demonstram o avanço do município, nesta área, na contramão do estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aponta o alcance da universalização dos serviços, no Brasil, somente após 2050, mais de 20 anos depois do prazo previsto no plano oficial do governo federal.

Atualmente, com as ETEs Glicério, Sana (Região Serrana), Engenho da Praia, Mutum e Fundação Educacional de Macaé (Funemac), em funcionamento, a cidade tem capacidade de coletar e tratar 98,5 litros por segundo, atendendo 49.250 habitantes, 25% da população. A partir da operação das ETEs Centro e Lagomar, o município vai tratar o esgoto de 60% da população. A média de tratamento de esgoto do país é de 30% e do Estado do Rio de Janeiro é de 34,32%, segundo dados da Empresa Municipal de Saneamento (Esane).

Avanço - De acordo com a Odebrecht Ambiental, responsável pela operação e ampliação do sistema de esgoto em Macaé, as obras de implantação do esgotamento sanitário do Subsistema Centro estão sendo finalizadas. Iniciada em abril do ano passado, os serviços seguem com a inspeção interna das redes, substituição de trechos com anormalidades e recomposição do asfalto. São 42 quilômetros de rede coletora de esgoto, 11 quilômetros de linha de recalque, 35 estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

As obras do primeiro módulo da ETE Centro já foram concluídas e estão em fase de teste. A ETE terá capacidade para tratar até cem litros de esgoto por segundo. Quando concluída, a unidade será dotada de uma capacidade de tratamento de 300 litros por segundo, beneficiando 120 mil pessoas.

Com a finalização das obras, os moradores dos bairros Vale Encantado, Glória, Granja dos Cavaleiros, São Marcos, Novo Cavaleiros e Cancela Preta já poderão se conectar à rede de esgoto, garantindo assim um importante ganho em saúde, qualidade de vida, desenvolvimento econômico para o entorno e preservação do meio ambiente. Com as conexões, a nova estrutura terá capacidade para tratar até cem litros de esgoto por segundo.

Subsistema Mutum

A operação do subsistema Mutum começou em março de 2014. Nesse subsistema, além de renovar as tubulações existentes que estavam em má conservação, a Odebrecht Ambiental implantou 26 quilômetros de rede, nove estações elevatórias para impulsionar o esgoto para as partes mais altas, e uma ETE com capacidade para tratar 40 litros de esgoto por segundo, além de separar as tubulações de água pluvial e esgoto, garantindo a eficiência do serviço prestado.

Hoje, o Subsistema Mutum beneficia cerca de dez mil pessoas e recebe, em média, 3 milhões de litros de esgoto por dia, que passam por tratamento terciário, sendo removidas aproximadamente 97% de impurezas. O tratamento contribuiu para a despoluição da Lagoa de Imboassica.


Fotos Relacionadas