Prefeitura Municipal de Macaé

Secretaria de Esportes

Macaé Paraolímpico

O Macaé Paraolímpico, muitas vezes integrado com outros projetos como Prata da Casa e Bolsa Atleta, tem como principal objetivo levar o esporte e com ele a dignidade, alegria de viver e respeito aos portadores de deficiência física. Hoje, o projeto já conta com as modalidades basquetebol para cadeirantes e judô para deficientes visuais.

O Basquetebol sobre cadeiras de rodas é coordenado pelo professor Antônio Carlos Magalhães,  responsável por colocar a cidade de Macaé entre as melhores da modalidade. Em 2008, a equipe formada pelo projeto  conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão, classificando Macaé para disputar a Segunda Divisão no ano de 2009. Em 2009, a equipe fez o dever de casa e foi para competição e conquistou o objetivo principal: a  vaga para a Primeira Divisão do basquetebol paraolímpico brasileiro. Hoje, o projeto já atende mais de 25 portadores de deficiência em parceria com a Secretaria Municipal de Acessibilidade e Proteção do Direito dos Portadores de Deficiências.

Outra conquista importante do Macaé Paraolímpico foi a convocação de um dos seus participantes para compor a seleção brasileira Sub 23 de basquetebol sobre cadeira de rodas. Um exemplo de superação e vitória, vivida e acompanhada de perto por todos os que participam do projeto, que puderam ver o atleta Luiz Henrique, chegar ao projeto, aprender o basquetebol e hoje ser o atleta mais importante de toda a equipe. Um jovem que não se deu por vencido e com a ajuda do esporte está realizando os maiores sonhos de sua vida.

Para participar do Macaé Paraolímpico, os portadores de deficiência deverão procurar o Ginásio Municipal Eng. Maurício Soares Bittencourt, ou através do telefone 2773-4109 para obter maiores informações sobre as modalidades oferecidas pelo projeto.