Alunos da Rede Municipal participam de visita guiada ao Moacyrzão

18/05/2018 15:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Crianças tiveram a oportunidade de conhecer o estádio com a implantação do projeto Visita Guiada

Alunos da rede municipal estão tendo a oportunidade de conhecer o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (Moacyrzão), na Barra. A ação faz parte do projeto Visita Guiada, que foi iniciado nesta sexta-feira (18) com a participação de cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Lia Kopp Franco (Vila Badejo). A iniciativa da Secretaria de Esportes tem o objetivo de atender alunos da rede pública (municipal e estadual) e privada. Para levar os estudantes para a Visita Guiada, os diretores das escolas interessadas devem entrar em contato pelo telefone 2770-7660. O agendamento seguirá um cronograma específico.

A garotada na faixa de quatro e cinco anos, teve a chance de percorrer as dependências do estádio, como vestiários, campo de grama sintético para aquecimento dos atletas, arquibancada, túnel de acesso ao campo, campo e academia de ginástica. A próxima visita prevista será no dia 30 por alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Dores Souza Tavares.

A visita ao estádio, que tem capacidade para 16 mil pessoas, foi aprovado pela garotada. Luiza Menezes, Guilherme Caetano e Pedro Aires fazem parte deste grupo. Acompanhados pelas diretoras Vanusa Fernandes da Silva (geral) e Vera Lúcia Caldas (adjunta), os estudantes fizeram questão de pular e correr no estádio. "Queremos ser jogadores de futebol. Este lugar é muito bonito", contam os meninos de 4 anos. Na ocasião, eles foram conduzidos pelo guia e coordenador de eventos, Leandro Cesar de Oliveira.

Para a diretora Vanusa Fernandes, a visita foi inesquecível. "Esta foi a chance dos alunos conhecerem o espaço, que estão acostumados a ver somente pela televisão ou ao passar pela Rodovia Amaral Peixoto. Esta visita será importante para o projeto da escola "Brincando em família. Unidos pela diversidade cultural, em que está sendo reforçada a aproximação da família", pontua.

Para a secretária de Esportes, Andreia Freitas, a Visita Guiada foi idealizada com a proposta de permitir que o estádio e sua história sejam conhecidas. "A intenção é que esta visita se torne uma prática dos estudantes, sejam crianças ou até alunos maiores. O objetivo é que o espaço seja cada vez mais acessível. A expectativa é receber maior número de visitantes com a chegada da Copa do Mundo de Futebol. Ao conhecer as dependências, os alunos poderão ser motivados a praticar esportes, e quem sabe até se dedicar ao futebol. Quem sabe vão aparecer futuros craques?", ressaltou.

Além da Visita Guiada, a secretária lembra que o Moacyrzão conta com um núcleo de escolinha de futebol, que recebe crianças e jovens na faixa de 7 a 17 anos. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, das 8h às 10h30 e das 14h30 às 17h. "Nos núcleos do Moacyrzão e da Glória recebemos o aumento de 30% da procura. As escolinhas estão despertando o interesse de toda comunidade", conta.

Mais sobre o estádio

O espaço também abriga a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco, com capacidade para 600 alunos. Inaugurada no último mês de abril, a Academia de Ginástica do Estádio Moacyrzão se tornou referência para os moradores da Barra e proximidades como Fronteira, Nova Holanda e Nova Esperança. O local conta com aparelhagem completa para exercitar todos os membros do corpo e a supervisão de dois profissionais de Educação Física.

O Estádio Cláudio Moacyr também oferece fisioterapia para alunos participantes dos programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Esportes, além de atletas e servidores. O setor funciona de segunda a quinta-feira, de 8h às 17h. Para ter acesso às sessões, é necessário que o interessado tenha o encaminhamento do médico direcionado ao tratamento.


Fotos Relacionadas