"Base forte" é lançado no Moarcyzão

27/05/2017 18:54:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Guga Malheiros

Projeto utiliza o futebol como meio de socialização

"Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?". A frase descreve uma das grandes paixões nacionais e o Projeto "Base Forte", promovido pela Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Esportes, utiliza o futebol com objetivo de oferecer às crianças uma oportunidade, além de trabalhar a socialização. Lançado oficialmente, neste sábado (27), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moarcyzão, o "Base Forte" oferece aulas de futebol, gratuitas, para crianças de 7 a 17 anos.

Para o lançamento do projeto, alunos da categoria sub-15 competiram com os times convidados de Carapebus e Córrego do Ouro. A novidade era o estádio, que será mais um local de aulas do Base Forte. "É a primeira vez que jogo aqui, é um orgulho jogar onde Ronaldinho Gaúcho também já jogou”, disse o pequeno jogador, Charles Santos, 15 anos, morador do bairro Aeroporto.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, que também acompanhou os jogos das crianças, falou dessa vontade de trazer o Moarcyzão para a população. "Não queremos que o estádio seja só para jogos oficiais, mas sim para a comunidade como um todo. Queremos que o espaço seja para encontro de pessoas", afirmou o prefeito.

Aquiles Lemos, secretário de Esportes, também falou sobre a nova proposta de utilização do estádio. "Decidimos trazer a o lançamento do Base Forte para cá, queremos humanizar o estádio. Quantas crianças têm a oportunidade de jogar aqui, hoje, pela primeira vez? Queremos alavancar o esporte em Macaé e temos profissionais capacitados para isso”, pontuou.

Um dos professores do Base Forte, Antônio Carlos, o Cacá, falou sobre a importância do novo local para as aulas. "O projeto auxilia e orienta essas crianças, não só no futebol, mas na vida social. Toda criança tem o sonho de jogar em um estádio e, hoje, a gente coloca a comunidade aqui dentro, isso é um estímulo," disse Cacá.

Mais do que aulas de futebol, o Base forte é um projeto social, que oferece às crianças e seus pais qualidade de vida. "O projeto é maravilhoso, excelent. É um incentivo para as crianças. Gosto de vir e torcer pelo meu filho e, agora, com o feminino, com certeza minha filha também vai estar junto no Base Forte", afirmou Cléa de Souza, mãe de um dos alunos do projeto.

Além das aulas, que vão começar no estádio, o Base forte já acontece no Bairro da Glória e no Frade. Vanderson Passos, coordenador do projeto, disse que a meta é alcançar cerca de 600 crianças, além de ser um projeto social, com cunho profissional, com competições e canal com clubes como Atlético e Cruzeiro, entre outros do estado de Minas Gerais.

Quem desejar participar do Base Forte precisa comparecer à Secretaria de Esportes, no Estádio Cláudio Moacyr, na Barra, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com os seguintes documentos: cópia e original de RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração escolar de 2017, carteira de vacinação e RG do responsável.

Além do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo (sub-15 e 17), as aulas são realizadas no bairro da Glória (sub-15 e 17).

Torneio de Basquete acontece no Frade

Também neste sábado, aconteceu o 3° Torneio de Basquete no Frade. O evento aconteceu na quadra Poliesportiva, contando com cinco times de basquete. Ao todo, 60 atletas participaram do evento.