Bolsa atleta: inscritos devem comparecer à Secretaria de Esportes

11/07/2017 12:38:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom/Moisés Bruno

Prefeitura estimula a prática esportiva

Os inscritos no Programa Bolsa Atleta devem se apresentar à Secretaria de Esportes, no Estádio Claudio Moacyr, até segunda-feira (17), para a verificação de documentos, de 9h às 16h, com o protocolo de inscrição.

O Bolsa Atleta tem como objetivo a manutenção pessoal e esportiva, servindo como um auxílio para a dedicação ao esporte. Participam os atletas de rendimento, residentes no município e que pratiquem modalidade que faz parte do Programa Olímpico, Paraolímpico e Não-Olímpico, filiada e regulamentada por federações, confederações e ligas desportivas.

Após a complementação de documentos, será realizada a análise das inscrições. Os critérios que serão adotados são: documentos e enquadramento do atleta apto no rol de eventos indicados. Além disso, a seleção e a concessão de Bolsa Atleta obedecerão uma ordem entre as categorias e atletas aptos.

A Categoria Individual/ Coletivo A, que é de atletas municipais que tenham finalizado o ranking estadual, regional ou municipal de 2016 nas melhores colocações e/ou finalizaram competição estaduais, regionais ou municipais em 2016 entre os cinco primeiros colocados (obedecendo a esta ordem de preferência).

A Categoria Individual/Coletivo B, de atletas municipais que tenham finalizado o ranking nacional de 2016 nas melhores colocações e/ou finalizaram competição nacional em 2016 entre os cinco primeiros colocados em competições (obedecendo a esta ordem de preferência).

A Categoria Individual Coletivo C, que são atletas que tenham sido convocados para compor a delegação nacional de modalidades esportivas componentes do programa Olímpico e Paraolímpico.

A Categoria Individual/Coletivo D, composta de atletas que tenham participado da última edição dos jogos pan-americanos ou tenham sido convocados para compor a delegação nacional de sua modalidade esportiva para a próxima edição dos jogos pan-americanos.

E por último a Categoria Individual/Coletiva E, de atletas que tenham participado da última edição do Campeonato Mundial de sua modalidade esportiva e/ou dos Jogos Olímpicos ou tenham sido convocados para compor a delegação nacional de sua modalidade esportiva para a próxima edição destes eventos (sendo sempre respeitada a ordem de colocação obtida pelo atleta).

A concessão das bolsas obedecerá à dotação orçamentária prevista para o programa. Sendo assim, o critério de contemplação seguirá em ordem crescente, ou seja, da categoria “A” para a categoria “E” até que se esgotem os recursos financeiros. Dentre os atletas selecionados, a preferência seguirá a seguinte ordem:

1 - Aos primeiros colocados nos eventos descritos;

2 - Àqueles atletas melhores colocados no ranking da respectiva modalidade;

3 - Persistindo o empate na classificação, terá preferência o atleta habilitado e/ou melhor colocado, na seguinte ordem:

a - por competições homologadas ou ranqueadas na entidade nacional de administração do desporto mais antiga;

b - de modalidades administradas por uma única Entidade Nacional de Administração do Desporto - ENAD;

c - de modalidades administradas por entidades nacionais filiadas às entidades internacionais.

A publicação da lista com os atletas convocados está prevista para o dia 26 de julho.


Fotos Relacionadas