Dia do Desafio movimentará Macaé

14/05/2019 10:06:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin / Arquivo SECOM

Campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas será dia 29 de maio

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes, participará no dia 29 de maio da maior campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas: o “Dia do Desafio”. O tema desse ano é “Você se mexe e o mundo mexe junto”. A ação, realizada em parceria com o Sesc, acontecerá das 6h às 21h, na Praça Washington Luís e contará com programação variada, entre elas, aulas de alongamento, lutas, danças, brincadeiras, corrida e caminhada.

Segundo a secretária de Esportes, Andreia Freitas, neste dia, além das atividades realizadas pelos projetos e programas do município, a população vai poder participar de onde estiver, seja em casa, na academia, correndo, caminhando, pedalando, jogando futebol. “Ainda não sabemos com qual cidade vamos competir, mas acredito que a intenção principal é incentivar a atividade física, com isso, vamos diminuir os índices de obesidades e várias doenças”,disse.

Para participar, basta que as atividades físicas realizadas sejam registradas das 0h às 21h, nos canais disponibilizados pela Prefeitura de Macaé com as hashtags: #DiaDoDesafio e #DiaDoDesafioMacae.

A mobilização na Praça Washington Luís será aberta a todas as idades e a competição é apenas um estímulo à participação. "Os “vencedores” são cidadãos que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário", conclui Andreia Freitas.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All). No Brasil, é coordenado pelo Sesc em parceria com as prefeituras e diversos agentes mobilizadores. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou pelo Sesc/SP, em 1995.