Futebol: projeto da prefeitura tem cerca de 300 alunos e alunas

01/12/2017 13:08:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Aulas gratuitas acontecem no bairro da Glória e Moacyrzão

Aulas de futebol gratuitas para crianças e adolescentes. Isso é o que o projeto Base Forte Macaé, da Secretaria de Esportes, está proporcionando para cerca de 300 meninos e meninas do município. Ainda há vagas. O projeto funciona no Estádio Cláudio Moacyr (Moacyrzão), nas categorias sub-9 e sub-11, nas quartas e sextas, nos horários de 8h às 10h e de 14h às 16h. No campo sintético do bairro da Glória, os ensinamentos esportivos ocorrem de segunda a sexta, das 14h às 18h30, para as categorias sub-13, sub-15, sub-17 e feminino, cuja idade vai até os 18 anos. Os atletas devem levar chuteiras, caneleiras e meias.

Segundo um dos professores de futebol desse projeto, Carlos Alberto Reis (o Bebeto), de 52 anos, há 33 anos como instrutor desse esporte, a principal proposta da prefeitura é proporcionar aos alunos e alunas socialização por intermédio do futebol, livrando-os da ociosidade e proporcionando-lhes saúde física e mental, devido à prática.

- Nossa realização maior é vê-los atingir a idade adulta formados e honrados como pessoas de bem para a sociedade, com inserção social. Tenho atletas de diversos bairros. No polo do bairro da Glória são 90 rapazes nas três categorias e 21 moças com idades até os 18 anos - explica. O projeto também é realizado pelo professor de Educação Física Vanderson Passos.

Realização de um sonho

Para Higor Mendonça, de 15 anos, praticar futebol nos treinamentos do bairro da Glória é a realização de um sonho. Ele mora na Granja dos Cavaleiros, seus pais o apoiam de modo importante. "Eles me incentivam a continuar por que antes dessa prática eu ficava na rua o tempo todo. O professor Bebeto nos leva a crescer como atleta e como pessoa, nos ajuda na vida. O esporte me tornou mais disciplinado", contou.

Já Matheus Nascimento, também de 15 anos, disse que o futebol o fez mais feliz no relacionamento familiar e com os amigos. Ele persuadiu sua irmã, Kemily, de 13 anos, a também fazer aulas do esporte (futsal), no bairro onde mora: Lagomar. "Isso foi para o bem dela", assegura.

Inscrições

A documentação necessária para a inscrição a ser realizada no Moarcyzão e no campo sintético do bairro da Glória é a seguinte: xerox da identidade, da certidão de nascimento, do cartão de vacina, do comprovante de residência e da declaração escolar e atestado (eletrocardiograma com laudo médico). Mais informações pelo telefone: (22) 2770-6770 - Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo - Rodovia Amaral Peixoto S/N - Barra de Macaé. Atendimento: das 8h às 17h.


Fotos Relacionadas