Ginástica para Idosos: uma realidade em Macaé

23/01/2020 11:49:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

São promovidas aulas de ginástica, alongamento, yoga e pilates

Em Macaé, são 230 idosos fazendo ginástica atualmente pela Secretaria de Esportes. As aulas são realizadas nos polos Campo D’Oeste, Praia Campista, Imbetiba e Mirante da Lagoa, além do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Ajuda. São cinco profissionais de Educação Física atendendo, orientando e direcionando o público.

Segundo a coordenadora do Setor de Ginástica da prefeitura, Tatiana Tauil, hoje ocorrem aulas de ginástica, com alongamento, yoga e pilates. “Todas essas modalidades são moldadas e adaptadas de acordo com a faixa etária dos alunos”, pontuou, ressaltando que os idosos fazem e desenvolvem suas habilidades com êxito.

A vivência, experimentada nas aulas, traz para eles o bem-estar físico e mental, além de novos amigos, passeios, reuniões e festinhas comemorativas. “Isso é qualidade de vida. Além de cuidar da saúde do corpo, o idoso se socializa com outras pessoas. Isso faz bem para a saúde mental dele. Para 2020 já temos parceria com o Hotel de Deus, dando início à programação em fevereiro”, comenta Tauil.

Polo do Mirante da Lagoa

Os 25 idosos que fazem ginástica no polo do Mirante da Lagoa tiveram, na manhã desta quarta-feira (22), avaliação de cinco profissionais de Educação Física do Programa Informa. O objetivo foi verificar como está o padrão de condicionamento (peso e altura, além da pressão) dos idosos.

"Constatou-se que quase todos estão com a pressão alterada. Eles foram aconselhados a manter a atividade física e a boa alimentação, e também a terem prazer nas atividades do dia a dia", disse a coordenadora do InForma, Francini Farah.

Já na quadra do Mirante, onde ocorriam as aulas, a secretária de Esportes, Andreia Freitas, levou aos atletas acima dos 60 anos a notícia de que a área ganhará da municipalidade uma Academia da Terceira Idade (ATI). Nela, haverá equipamentos anticorrosivos para os membros inferiores e superiores, além de alongamento.

Para a nova professora de Educação Física desse grupo, Cristina Soares, a metodologia empregada no local trabalha com fundamentos esportivos, como os quiques da bola e os lançamentos. “As bolas são de pilates e de vôlei, isto é, bolas macias. Nosso objetivo é promover um desporto adaptado à terceira idade. Tudo isso significa mais qualidade de vida para eles, que tanto fizeram pela sociedade”, contou.

Benefícios em vida

De acordo com Eliete Cummings, de 76 anos, as aulas promoveram sua saúde física. “Minha perna estava endurecida. Agora está bem”, avaliou. Já Inamira Rodrigues, de 78 anos, disse que há três anos frequenta as aulas. “Eu usava cadeira de rodas no início, hoje utilizo bengala. Os movimentos da ginástica contribuíram para minha evolução”, assegurou.

Jorge Silva, de 77 anos, afirma que os exercícios para todo o corpo melhoram sua área muscular. “Tive progresso em minhas articulações”, justificou. Gercina dos Santos, de 73 anos, reportou-se à antiga professora de Educação Física para idosos, no Mirante, Ângela Tavares: "ela orientava a gente para os exercícios”, disse.


Fotos Relacionadas