Mais um estrangeiro reforça o Macaé Basquete na Liga Ouro

16/01/2018 12:03:00 - Jornalista: Carlos Fernandes/Assessoria do Macaé Basquete

Foto: Divulgação

Armador Nate Barnes é o segundo jogador americano no elenco

O Macaé Basquete contará com mais um atleta norte-americano em seu elenco para a disputa da Liga Ouro, competição que garante vaga no Novo Basquete Brasil na próxima temporada. O time, por questões financeiras, teve que ficar fora da atual edição do NBB. Além de tentar ajudar a equipe a voltar para a elite do basquete nacional, o armador Nate Barnes chega com a missão de manter a tradição do Macaé de contar com estrangeiros que se destacaram nesta posição.

Um dos norte-americanos que se tornou ídolo da torcida e defendeu a camisa do Macaé Basquete por duas temporadas foi o armador Jamaal Smith. O profissional ajudou a equipe a conquistar o acesso ao NBB e, na temporada de estreia do Macaé na maior competição do basquete brasileiro, em 2013/2014, o armador somou médias de 13,6 pontos e 3,3 assistências por partida. Jamaal encerrou a temporada 2014/2015 do NBB ainda melhor, com média de 17,7 pontos, feito que o colocou entre os três primeiros no prêmio de Melhor Atleta Estrangeiro do NBB 7.

O último armador americano a jogar pelo Macaé e que também caiu nas graças do torcedor foi Kendall Anthony. Atualmente jogando no Bauru (SP), ele foi cestinha do NBB defendendo o Macaé na temporada 2016/2017, anotando, em média, 20,6 pontos por partida.

Agora, a bola está nas mãos de Barnes que, além de jogar no basquete universitário nos Estados Unidos, também passou por diversas ligas pelo mundo, alcançando números importantes. Na Nicarágua, por exemplo, obteve o recorde de pontuação do campeonato local, com 56 pontos em uma partida, e o maior número de cestas de três pontos feitos em um jogo com 14 arremessos certos. Já no campeonato nacional em El Salvador ficou com o título. Histórico vitorioso, que o jogador espera enriquecer com vitórias pelo Macaé:

- Estou muito animado por vir para o Brasil e jogar pelo o Macaé Basquete. Gostei bastante dos treinadores e acredito que juntos podemos realizar grandes conquistas nesta temporada – planeja.

O técnico Leonardo Costa acredita que Barnes irá contribuir muito para o time nesta competição: “O Nate tem sido líder por todas as equipes em que ele passou. É um armador que tem excelente controle do jogo e muita qualidade de finalização. Então a expectativa é muito grande para o que ele pode apresentar na Liga Ouro pela equipe”, afirma o técnico.

Mapeamento

O trabalho para encontrar jogadores de qualidade e que estejam disponíveis no mercado não é fácil. Isso porque, além da restrição de recursos, muitos deles estão em meio a outras competições. O treinador Leonardo Costa, com a sua comissão técnica, tem sido criterioso na busca por atletas que possam representar bem o Macaé Basquete na Liga Ouro:

- Nós temos um cuidado muito grande na vinda de estrangeiros, com análise de vídeos, jogos completos, estatísticas e conversas com ex-treinadores para levantar o histórico de comportamento e diminuir a possibilidade de erros, principalmente pelo fato de termos um orçamento muito restrito. Esse levantamento tem dado certo – explica Léo Costa.

Além de Barnes, o Macaé já anunciou o ala/armador também americano Thornton; o ala/armador Chupeta; o ala Castellon e o ala Rafael Silva. O time também terá dois jogadores pratas da casa: o ala/pivô Pablo e o ala/armador Matheuzinho.

O Macaé Basquete é patrocinado pela Unimed Costa do Sol, SAME, Cavaleiros Comunicação, Falck Safety, ACIM, Ramada Steak House, Aktion Sports, Botica D’Rossi, Shop & Cia, American Insight, Adail Costa, Iris Mídia, Planet Cinemas, Garagem Centro de Artes, Vivendas da Lagoa e Maple Bear. Além disso, conta com o apoio da Universidade Estácio de Sá, Tênis Clube e das empresas parceiras do programa Somos Macaé Basquete.

FICHA TÉCNICA

Nome: Nate Barnes (Barnes).

Nascimento: 16/3/1990 (27 anos).

Naturalidade: Cleveland, Ohio (Estados Unidos).

Altura/Peso: 1,80m/82 Kg.

Posição: Armador.

Clubes: Universidade Alderson-Broaddus (NCAA), nos Estados Unidos, e times das ligas da Nicarágua, El Salvador, Romênia e Mongólia.