Malvinas: inauguração de quadra e campo fomenta esporte

08/11/2019 13:46:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Rui Porto Filho

A iniciativa visa duplicar o número de beneficiados no Programa de Iniciação Desportiva (Pides)

Com a proposta de incentivar a prática esportiva e qualidade de vida, além de proporcionar espaço de diversão, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes, inaugurou, nesta sexta-feira (8), o campo de futebol com grama sintética e a quadra poliesportiva reformada, no bairro Malvinas. O espaço ainda ganhou novo parquinho para a alegria das crianças. A iniciativa visa duplicar, na localidade, o número de beneficiados no Programa de Iniciação Desportiva (Pides).

De acordo com a secretária de Esportes, Andreia Freitas, a ideia é ampliar a oferta de atividades esportivas na região. "Com o apoio da Associação de Moradores, nossa proposta é fazer uma pesquisa para identificar as modalidades de esportes preferidas pelos moradores. O objetivo é atender adultos e crianças, favorecendo, assim, interação e sociabilidade", pontuou a secretária.

A programação contou com atividades como aulão de ginástica, Pides (sub 11 e sub 9), projetos Macaé Vai à Luta (jiu-jtsu) e InForma (controle e avaliação), recreação infantil, além da presença da voluntária Ione dos Santos (53), que há 25 anos realiza um trabalho voltado para crianças utilizando a prática do futebol na região.

"São vários anos de trabalho duro com o objetivo de proporcionar esperança no coração desses jovens e adolescentes. Não tenho nenhum projeto legalizado. O que faço é incentivar, ajudar, amar, sem receber nada por isso. Hoje, atendo cerca de 50 crianças entre sete e 17 anos. Um lava o uniforme, o outro leva água e assim a gente se ajuda. Eu entendo que essa é a minha missão de vida e busco resgatar o que, para muitos, parece impossível. A reforma desse campo me enche de esperança e acredito que minhas crianças terão oportunidade de serem atendidas de uma maneira mais profissional ", relatou a voluntária Ione.

De acordo com Andreia Freitas, como vai aumentar no número de ofertas do Pides na região, a ideia é fazer uma parceria com a voluntária Ione para transferir essas crianças para o programa.

"A Ione realiza um trabalho lindo e merece todo nosso apoio e respeito. O que queremos é trazer essas crianças para fazer parte do nosso Programa de Iniciação Desportiva. Aqui, elas vão receber breve acompanhamento pedagógico e psicológico individualizado, além de orientações com nutricionista e aulas com profissionais de educação física", destacou Andreia.

A solenidade contou com a presença de secretários municipais, representantes do Legislativo, além da participação da sociedade.


Fotos Relacionadas