Prefeitura comemora Dia do Idoso com atividades físicas

01/10/2021 15:17:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos/João Barreto/Ana Chaffin

Ações aconteceram na Praia do Pecado, Imbetiba e Praça Principal do Parque Aeroporto

A Prefeitura de Macaé comemorou, nesta sexta-feira (1º), o Dia I do Idoso com uma bela caminhada. Praia do Pecado, Imbetiba e Praça Principal do Parque Aeroporto foram os três locais com pontos de concentração . A iniciativa contou com a organização da Coordenadoria do Idoso, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e Secretaria de Esportes.

O prefeito Welberth Rezende destacou a importância dos eventos dedicados ao idoso. "A prefeitura está começando a inserir, aos poucos, no calendário de eventos, algumas atividades, respeitando os protocolos de segurança", ressaltou.

Ele falou ainda sobre a importância de ações para os idosos, principalmente neste período de pandemia do coronavírus, que atingiu muitos deles com depressão e ansiedade.

A primeira-dama, Quelen Rezende, que está na Coordenadoria de Idosos do município, falou sobre a importância de comemorar a data.

"Estou muito feliz, é o primeiro passo, lento e com cuidado, mais muito importante, após dois anos. Tivemos o cuidado de dividir em três pontos para não termos aglomeração e manter a segurança. E sabemos que o idoso também estava sofrendo dentro de casa, a atividade física é saúde, é boa pra pressão, e nesse momento mais do que nunca no combate a depressão. Temos um carinho muito especial com idosos e pretendemos realizar mais atividades. Assim que os espaços forem liberados, retornaremos aos poucos com os eventos dedicados para esse público", afirmou.

O secretário de Esporte, Marvel Maillet, destacou o retorno da socialização entre os idosos com toda a segurança dos protocolos sanitários. "A Secretaria de Esportes está incentivando não só atividades direcionadas para os idosos, mas também a retomada de outras modalidades em todo o município", enfatizou.

Idosos aprovam a atividade

Os idosos, que compareceram para participar das atividades nos três bairros, tiveram a oportunidade de aferir pressão por profissionais cedidos pela Estratégia Saúde da Família (ESFs) das localidades.

As idosas Regina dos Santos Soares e Marineia Roberta Crespo, que estiveram presentes na atividade realizada na Lagoa, afirmaram que a iniciativa foi aprovada, pois com a pandemia, elas ficaram muito tempo em casa e não realizavam atividades físicas.

Já Ana Maria Nepomuceno esteve na Praia de Imbetiba e participou da caminhada. Ela contou que não tem costume de praticar atividades físicas. No entanto, por recomendação da sua cardiologista, resolveu experimentar. "Não fazia atividade física por causa da dor no joelho, mas agora decidi fazer alguma atividade", contou.

A Luzia Navarro disse que gosta de participar das atividades realizadas pela Coordenadoria de Idosos. "Antes da pandemia sempre procurei participar, principalmente depois que fiquei viúva. A atividade continua me mantendo ativa, pois trabalho de segunda a sexta-feira e não quero ficar parada", concluiu.