Programa inForma prossegue com atendimento itinerante

20/02/2018 15:06:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Márcio Borges

Nesta quinta-feira (22), o InForma Itinerante vai atuar na praia Campista, na academia ao ar livre, à tarde

Aos 48 anos, a dona de casa Sandra Regina Melo Inácio tomou uma decisão: vai dedicar um tempo para cuidar da saúde por meio do esporte. Ela é uma das pessoas atendidas no programa itinerante InForma, da Secretaria Municipal de Esportes que, nesta terça-feira (20), atuou na praça Veríssimo de Melo. Na ação, Sandra Regina confirmou um descontrole na pressão arterial e percebeu um aumento significativo de peso.

- Eu já sabia que minha pressão estava alta, mas não imaginava que estava acima do peso. Há muito tempo não me pesava. Esse programa é muito importante porque, às vezes, pessoas como eu não têm condições de pagar uma academia, e, dessa forma, podem ser direcionadas para um atendimento gratuito. O desemprego, as preocupações também afetam um pouco e deixam nossas taxas alteradas e isso é muito perigoso. Agora eu vou me cuidar e fazer uma atividade – confessa Sandra, que sempre foi sedentária.

Assim como a dona de casa, muitas pessoas com um histórico parecido foram atendidas no estande do programa, com aferição de pressão, medição de peso e altura, além do índice de massa corporal (IMC). Lá também receberam orientações básicas sobre alimentação fornecidas por nutricionistas.

Francine Farah é coordenadora do programa, que existe há um ano, com objetivo de informar à população sobre saúde e qualidade de vida, com avaliação física.

- Após todo atendimento é feito o encaminhamento para a prática de exercícios físicos mais indicada para cada pessoa, nos programas desenvolvidos pela Secretaria de Esportes. Essa atividade existe na forma itinerante, mas também em dois pontos fixos: a Central de Avaliações, na praça Washington Luiz, onde existe uma academia popular, e também na praça do Aeroporto, onde existe outra – explica.

A coordenadora acrescenta que o trabalho conta com parceria de outras secretarias como Saúde e Educação. “É um trabalho em conjunto. Nós temos os profissionais de educação física e a Saúde nos oferece as nutricionistas. Fazemos ainda um trabalho integrado nas escolas”, observa.

Agenda

Nesta quinta-feira (22) o InForma Itinerante vai atuar na praia Campista, na academia ao ar livre, durante a tarde. Na terça-feira, dia 27, o programa volta ao mesmo local, na praia Campista, mas em horário diferenciado, pela manhã, de 7h às 11h. No dia 06 de março a atividade estará na praça do Aeroporto, pela manhã e, no dia 08, em comemoração ao Dia da Mulher, no Centro.


Fotos Relacionadas