Projeto estimula atividades físicas para idosos

07/11/2018 15:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Entre as atividades, há aulas de peteca, ginástica artística, handebol, basquete, vôlei, tênis e futebol

Benefício físico e psicológico e aumento da autoestima e da vivência social. Tudo isso é vivido por cerca de 40 idosos alunos do projeto RecriaIdade, idealizado pela servidora  Ângela Tavares, da Secretaria de Esportes. As aulas se realizam nas manhãs de segundas, quartas e sextas-feiras, na praça do Mirante da Lagoa.

O método utilizado baseia-se na união do lúdico com o esporte. Segundo Ângela, a ação é uma proposta esportiva de condicionamento físico para idosos, que ganhou destaque na cidade chinesa de Macau, em 2014. "Nossa meta é dar oportunidade à pessoa que nunca praticou uma atividade esportiva antes ", afirma.

Muitos idosos passaram a conviver mais entre si, deixando a solidão para trás. Peteca, ginástica artística, handebol, basquete, vôlei, tênis e futebol são utilizados nas aulas.

Alto astral no projeto

"Quando entrei nas aulas em junho de 2017, estava em cadeira de rodas, pois havia operado o joelho. Aos poucos fui passando a utilizar o andador. Agora, manuseio uma bengala. Esta evolução se deve a metodologia do RecriaIdade e a renovação interior que os alunos são alvo", informa Inamira Rodrigues, de 78 anos.

A pensionista Del Souza, 83 anos, ressalta que encontrou amigos e amigas nas aulas, que formam uma segunda família. "A atividade física ainda contribuiu para melhorar minha postura e auxiliar no tratamento das dores na lombar", conta. Já Oliveira Barbosa, 75 anos, afirma que as atividades esportivas deram leveza aos seus movimentos. "Tinha dores nos joelhos, que foram amenizadas. Os exercícios físicos deveriam ser uma prática de todos os membros da terceira idade", avalia.

Desde abril de 2018 frequentado as aulas, Sandra Oliveira, 68 anos, afirmou que antes sofria de depressão, mas agora isso terminou, graças ao bem-estar físico e mental. "Quando alguém está triste, alguns membros do nosso grupo telefonam para saber notícias, outros visitam quem precisa de apoio. Tudo em nome do amor. O fato de nos amarmos com energia positiva alivia as dores emocionais, comuns na nossa idade", finaliza.

Para se inscrever e participar das atividades, oferecidas gratuitamente, basta comparecer na praça do Mirante da Lagoa, nos dias e horários das aulas: 8h às 10h, levando atestado médico.


Fotos Relacionadas